Monday, July 21, 2014

Dois dias de China no Brasil

Dias 16 e 17 de Julho de 2014 uma delegação de mais de 200 empresários e executivos chineses, que acompanharam a visita de Estado do Presidente Xi Jinping ao Brasil, discutiram com representantes do CEBC – Conselho Empresarial Brasil China, as oportunidades de negócios entre os dois países.

As discussões foram muito além da exportação de commodities e a importação de manufaturados; foram abordados investimentos chineses em indústrias, infraestrutura e serviços, assim como as oportunidades para o Brasil adicional valor às suas exportações. Esta possibilidade se descortina para as empresas brasileiras na medida em que a China passa a priorizar a “ida para fora” de suas empresas, e estimula o consumo interno, visando a tornar-se menos dependentes de exportações e investimentos em infraestrutura local para compor seu PIB. Este evento teve um caráter comemorativo dos 40 anos de relações diplomáticas restabelecidas entre Brasil e China, e dez anos de existência do CEBC.

Este ano marca também o 10º ano de atividades de viagens de estudo do MBA Executivo Internacional da FIA à China, destacando o caráter pioneiro dos cursos do Profuturo e mostrando-nos que nosso  nível de conhecimento e experiência sobre a China se equipara ao das entidades dedicadas exclusivamente a este tema. Na nossa próxima viagem de estudos, a iniciar-se em 25 de Julho, nossos participantes terão a oportunidade de explorar, aprofundar estudos e viver a experiência de conhecer este fascinante país e seu povo.


Texto e foto por: Prof. Dr. James Wright