Wednesday, August 27, 2014

China 2014: Gigante amadurece e mostra sua força

A 10ª viagem anual do MBA Executivo Internacional à China permitiu constatar um amadurecimento do ambiente de governo e negócios. O governo entende que haverá uma redução da taxa de crescimento para “míseros” 7% ao ano, e se preocupa em manter um nível adequado de emprego, em especial considerando os 120 milhões de trabalhadores “migrantes”, cidadãos de cidades do interior e zonas rurais que trabalham o ano todo nas grandes fábricas exportadoras, voltando no ano novo chinês para suas cidades de origem.

O governo procura orientar o investimento em infraestrutura e produção para o interior menos desenvolvido e mais pobre, assim como procura estimular o consumo interno, sempre uma tarefa difícil em países com pouco suporte de sistemas previdenciários para a população. Por sua vez, as empresas chinesas se queixam cada vez mais de elevação de salários e encargos sociais, restrições ambientais e valorização do Renminbi (a moeda do povo), reduzindo sua competitividade nos mercados externos.

Com a orientação para o consumo e  interior, vislumbramos que existirão oportunidades para as empresas e produtos brasileiros no vasto e competitivo mercado interno da China.
Em contrapartida, o governo chinês está também estimulando a internacionalização crescente das empresas chinesas, tanto estatais como privadas, para investirem no exterior; no último encontro do Conselho Empresarial Brasil-China, do qual participei, mais de 200 empresários chineses estavam presentes na busca de oportunidades.

Enfim, grandes oportunidades se abrem, os desafios são crescentes, e as vantagens virão a quem enxergar longe, se preparar bem e buscar o conhecimento adequado.


James Wright