Wednesday, January 21, 2015

Profuturo FIA cada vez mais internacional *Arriba Mexico*

Após as nossas equipes atuarem na The Economist Case Competition em Novembro, no John Molson Case Competition em Janeiro, agora é a vez da turma do Americas MBA embarcar neste dia 22 para a Cidade do México. Lá terão nove dias intensivos de aulas, estudos de caso, visitas a empresas e trabalhos em grupo, focando disciplinas de “Family Businesses” e “International Trade” no ITAM, em conjunto com Executivos da Simon Frasier University (Vancouver) e da Vanderbilt University (EUA).
Os participantes ganham forte experiência multicultural ao realizarem um projeto prático de consultoria numa empresa sediada num dos quatro países envolvidos, apoiados em uma equipe de 6 consultores dos diferentes países, entre s quais o prof. Dirk Schwenkow da FIA.

Uma ótima viagem egrande desempenho para a equipe FIA do Americas MBA for executives.
James Wright


Conheça mais em: http://www.fia.com.br/Educacao/MBA/Curso/Paginas/mbaamericas.aspx

Friday, January 16, 2015

Brasil disputa torneio Internacional de Casos


A equipe do International MBA, com patrocínio Profuturo FIA, superou a maioria dos concorrentes no John Molson International Case Competition, realizada de 4-9 de Janeiro em Montreal, no Canadá.

Disputando com 36 escolas representando 14 países, a equipe da FIA obteve 3 vitórias nas 5 disputas diretas realizadas, perdendo apenas nos confrontes com a tradicional NUS – National University of Singapore  e a HEC – Montreal, do próprio Canadá.

Foram 5 dias nos quais, apresentaram aos juízes soluções de casos, em inglês, sobre fusões e aquisições, marketing, priorização das atividades, gestão de um time de futebol (o Paris Saint Germain – perdemos esta!!) e gestão de uma empresa agroindustrial.


Todas as 10 equipes que obtiveram 4 ou mais vitórias na 1ª fase disputaram uma eliminatória final, saindo campeã a Nanyang Business School, de Singapura. O International MBA da FIA chegou perto, pois ficamos empatados em 11º lugar em número de vitórias, o que é um resultado muito bom entre 36 escolas da 1ª linha.

                                   Foto tirada durante a competição. Da esquerda para direita: William Soares Vidal, 
                                   Adriana Dionizio Martins, Prof. Ailton Jussani, Raquel Orsati Clara e
                                   Benjamin Losseau

Parabéns à equipe FIA, que representou o Brasil num frio de até -33ºC, composta por Adriana Dionizio Martins, Raquel Orsati Clara, William Soares Vidal e Benjamin Losseau, além do “Coach” Prof. Ailton Jussani.

Para 2015 programamos acrescentar no curso o treinamento em análise competitiva de casos desde abril de 2015, e buscarmos resultados concretos cada vez melhores nas disputas internacionais; ser o melhor do Brasil não basta!


Prof. James Wright
Coordenador do MBA Executivo, Americas e International MBA

Wednesday, January 14, 2015

“Making of” de uma cidade cosmopolita

Londres, uma das cidades mais abertas do planeta, ganha livro sobre seu passado recente e sua evolução futura. O livro do consultor internacional Greg Clark faz um raio-X da capital inglesa, ao longo de 30 anos, passado e futuro. O Professor Clark dá aulas na Universidade de  Cambridge  sobre o tema Gestão  de Grandes Eventos,  dentro do programa do MBA Executivo International do Profuturo-FIA,   conduzindo uma reflexão sobre como aproveitar melhor grandes eventos como a Olimpíada de 2016 no Rio.

Para escrever o livro, Clark entrevistou cerca de 100 pesquisadores em cidades como Nova York, Tóquio, Hong Kong e Singapura.  No Profuturo-FIA, foi consultor do Projeto SP2040, o plano estratégico para nossa cidade coordenado pelo Prof. James Wright. 


Leia:

The Making of a World City: London 1991 to 2021, lançado pela editora inglesa Wiley Blackwell, traz questionamentos instigantes, principalmente depois do sucesso dos Jogos Olímpicos de 2012, sediados pela cidade: O que as demais cidades podem aprender com a capital inglesa? Londres é realmente um sucesso? Ela conseguirá realmente resolver seus problemas?

Para comprar o livro, acesse: