Iniciativa pioneira da FIA promoveu viagem de intercâmbio para importantes universidades e empresas locais
Conhecer uma das principais potências mundial é premissa para qualquer executivo de sucesso no ambiente corporativo de hoje. Porém, são poucos aqueles que, além de estudar a distância o fenômeno da economia chinesa, têm a oportunidade de viajar até lá e conhecer de perto o que faz da China a nação com maior crescimento econômico do mundo.
Esta oportunidade foi dada aos alunos do MBA Executivo da FIA. Eles viajaram em junho para o país asiático como parte da formação para o curso. No total, embarcaram 50 alunos, dois professores e um assistente de coordenação, todos de olho no desenvolvimento de conteúdo e análises, visando os trabalhos do Seminário de Competitividade Internacional. Lá, tiveram palestras em universidades, visitas a empresas chinesas, multinacionais e empresas brasileiras lá instaladas além de contato com a cultura e turismo locais.
“A capacidade de execução, disciplina e empreendedorismo do povo chinês está fomentando a construção de um país com economia vibrante, moderna e cosmopolita. Nossa visita foi importante para entender como está sendo desenhada a maior economia do planeta no século XXI”, diz o aluno Eduardo Monteiro, diretor financeiro da Mosaic Fertilizantes do Brasil.
Roteiro marcante
Os alunos estiveram em Pequim, Xangai e Guangzhou, onde, além de poder conhecer locais importantes de cada cidade, como templos, monumentos, parques, museus, lojas e mercados populares, visitaram alguns dos mais emblemáticos pontos turísticos chineses, como a Muralha da China em Pequim e o trem de levitação magnética, o Mag-Lev, em Xangai.
“O que mais impressiona na China são as proporções gigantescas em infraestrutura, aeroportos, avenidas ou edifícios. Tudo parece estar em construção ou recém-construído. Há certa similaridade com o Brasil, como a improvisação e um certo laissez faire por parte dos chineses”, descreve o aluno Wagner Porcelli, diretor geral da TIBCO Software.
Os visitantes tiveram contato direto com a cultura local, podendo saber mais sobre as principais atividades econômicas de cada cidade, assim como visitar seus polos industriais e se deslumbrarem com seus pontos turísticos.
Visita a empresas inovadoras
Além do contato com a cultura local e o entorno que possibilita à China toda a expansão apresentada ao longo dos últimos anos, os alunos do MBA Executivo da FIA puderam ainda visitar algumas empresas alocadas no país.
Em Xangai, o grupo esteve na sede local da ALCOA, multinacional norte-americana e uma das empresas bem-sucedidas em território chinês. Lá também estiveram no escritório chinês da Vale do Rio Doce, no Business Tower Intercontinental Hotel, onde conheceram um pouco sobre a estrutura da multinacional brasileira no país asiático, que é atualmente o maior importador de produtos da companhia no mundo.
Para o aluno Marcos Awad, diretor superintendente da São Francisco Clínicas, o contato direto com as empresas chinesas conferiu aos viajantes uma noção clara da economia local. “Uma viagem inesquecível. A interação com os profissionais e empresários dá uma ideia precisa do que é de fato a China”, destaca.
Em Guangzhou, com organização do Escritório de Comércio Exterior e Cooperação Internacional local, os alunos visitaram algumas empresas chinesas instaladas na cidade, a maior do sul da China e a terceira em tamanho de todo o país.
Só para se ter uma ideia, a pouco conhecida por aqui Guangzhou, capital da província de Guangdong, é uma das mais importantes regiões comerciais chinesas, responsável por cerca de 60% das exportações do país, banhada pelo rio Pearl, que deságua em Hong Kong.
Em Pequim, eles tiveram a oportunidade de visitar a Beijing Auto Works, montadora estatal chinesa, que exporta atualmente para toda Ásia, África e América do Sul – exceto Brasil – com preços de veículos em torno de US$ 7 mil.
Na capital chinesa, conheceram também um pouco do trabalho da multinacional brasileira do setor de soluções para refrigeração, Embraco, líder mundial no mercado de compressores herméticos. Lá puderam saber um pouco mais sobre o que levou esta companhia a se tornar uma das maiores do mundo ao erguer uma fábrica de 60 mil metros quadrados no distrito industrial localizado próximo ao aeroporto de Pequim.
“A viagem à China foi um misto de aprendizado do modo chinês de fazer negócios, verificação in loco de como está ocorrendo a acelerada inserção daquele país na economia de mercado e um mergulho na cultura e civilização milenar do império do meio”, resumiu o aluno Rogério Henrique Miranda, gerente de coordenação de segurança da Itaipu Binacional.
Intercâmbio de conhecimento
O intercâmbio levou os alunos ainda a palestras sobre negócios em algumas das mais conceituadas instituições de ensino da China, como a Tonji University - International Cooperation Office, School of Economics & Management, a China Normal University, em Xangai e a Lingnan University College, em Guangzhou.
Em Xangai, tiveram acesso a palestras variadas, sobre o crescimento da economia chinesa e as projeções para os próximos anos, o modelo de trabalho chinês e a forma pela qual ele se sustenta no mundo moderno, a forma como os chineses se relacionam comercialmente com o mundo e a cultura das companhias do país, tanto locais quanto multinacionais.
“Na Tonji University, nos apresentaram com clareza os objetivos para 15 e 20 anos do país: 90% da população nas cidades, atuando preferentemente em indústrias de alto valor agregado, altas tecnologias (especialmente biotecnologia) e serviços”, conta Getúlio Ponce, diretor-geral da Ponce & Associados Ltda.
Já em Guangzhou, eles conheceram um pouco mais sobre as ideias da China quanto à relação comercial e econômica com o Brasil para os próximos anos. Para se ter uma ideia da importância disso, o país asiático é atualmente o maior importador de produtos nacionais em todo o mundo.
“O que mais me marcou na viagem, além do contato com uma cultura milenar e o intercâmbio das visitas técnicas, foi descobrir um país de contrastes, onde a tecnologia do século XXI convive com costumes de séculos passados. E uma constatação surpreendente, que o Brasil poderia importar dos chineses: a capacidade de planejamento e execução de obras de infraestrutura no país”, frisa o aluno Luis Gonzaga, diretor da Tempestade Comunicação.
Excelência em ensino de negócios
A viagem ressalta todo o pioneirismo e excelência de ensino da FIA em seu MBA executivo. Em cerca de dez dias, o grupo teve a oportunidade de entrar em contato com um seleto roteiro de viagem, marcado pela passagem por importantes universidades chinesas e algumas das mais distintas empresas locais e multinacionais, além de ter contato com companhias brasileiras instaladas em solo chinês e aprender a fundo com suas experiências.
Iniciativas como esta fazem do MBA Executivo da FIA uma referência nacional e internacional em business e um investimento de retorno garantido para executivos que buscam ampliar seus horizontes e abrir frente para novos investimentos, empreitadas e inovações em suas carreiras e companhias.
Luis Gonzaga
Tempestade Comunicação
No comments:
Post a Comment