Friday, December 5, 2014

CHINA SERIES: O consumo chinês, tendência, oportunidades e desafios para as empresas internacionais

Autores: Aude Marie Laure Pauline Lovigny Diniz, Daniel Giuffrida Peres, Elaine de Azevedo Durazzo e Ricardo Rocha de Barros


ABSTRACT
A ascensão da China, a segunda potência econômica baseada em taxas elevadas de investimento produtivo e de exportação se esgotou. Dará lugar a um sistema sustentado pela expansão do consumo doméstico. O poder de consumo da China depende das reformas anunciadas em novembro de 2013 que visam, principalmente, melhorar a distribuição de renda familiar, estimular a expansão geográfica ao oeste do país, e aumentar a capacidade de financiamento do consumo.
O poder de compra na China se divide em duas grandes realidades: a “China da Sobrevivência”, primordialmente rural; e a “China do Consumo”, urbana por essência, que cresceu vertiginosamente nas últimas décadas e consome bens de luxo de forma ostensiva. Responsável pelo surgimento de uma cultura de consumo na China contemporânea, a classe
média chinesa é o maior poder econômico para impulsionar o consumo interno. A transformação da China levará tempo e a mudança do comportamento de compra das famílias será gradual e necessária para que a economia chinesa não estanque na chamada armadilha da renda média (comum às economias emergentes).


A China deverá deixar o selo “made in China” sinônimo de pouca qualidade para passar a ser uma referência em inovação e tecnologia. A prioridade agora será agregar bem-estar social, qualidade e inovação aos produtos, competitividade no setor de alta tecnologia, distribuição de renda equitativa e melhoria do meio ambiente.


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