Thursday, October 23, 2008

Crise e Oportunidade

Nas últimas semanas estivemos em Vanderbilt com a turma do MBA Executivo Internacional, e uma semana depois, estive em Londres, participando do Conselho Internacional de Credenciamento da AMBA.

Foram momentos importantes na atual crise econômica; nos EUA, o Congresso Norte Americano recusou a proposta de salvamento inicial do governo Bush no dia que começamos nossas aulas; em Londres, um Conselheiro representando o RBS – Royal Bank of Scotland, agüentou numa reunião durante o qual seu banco perdeu 25% de seu valor na bolsa!

Oportunidades? Quem está comprando estas ações está adquirindo posições em empresas expressivas a preço baixo! Os países e setores que se portaram de maneira mais conservadora estão aptos a atravessarem a crise com menor desgaste e recuperarem suas posições de desenvolvimento mais rapidamente.

Se valores inflados por bolhas especulativas se esvaiam, posições concretas em ativos produtivas são oportunidades de crescimento. Segundo apurou o livro “Sucesso Made in Brazil” de Donald Sull de Harvard, os executivos brasileiros são mestres em lidar com volatilidade; preservam sua liquidez obtida nos momentos de bonança; desenvolvem talentos e competências essenciais quando os mercados são favoráveis; esperam ativamente nos momentos de intempéries, e agem rápida e decididamente quando as oportunidades aparecem.

Em termos pessoais, isto é o momento de resguardar-se das intempéries; estudar (fazer um curso?) e preparar-se para as oportunidades de ouro nas empresas e negócios que sairão da crise fortalecidos.

James Wright

No comments: