Wednesday, October 14, 2015

FIA no Vale do Silicio

FIA no Vale do Silício


Em setembro de 2015, o “International MBA” realizou uma viagem pioneira Vale do Silício e Seattle, com foco em empreendedorismo e inovação, coordenada pelo Prof. James Wright  em parceria com a Vanderbilt University.  Um dos pontos altos deste novo projeto foi a possibilidade de comparar estes dois ecossistemas distintos de empreendedorismo, e poder comparar os seus respectivos modelos e pontos de destaque.


Normalmente, quando pensamos em empreendedorismo, logo o Vale do Silício vem à mente, como principal referência. No entanto, começar a viagem por Seattle e conhecer seu importante movimento inovador em negócios, tecnologia e movimentos artísticos como a musica grunge, trouxe um interessante contraponto a essa visão, pois ali nasceram e cresceram empresas como a Boeing, Starbucks, Microsoft, Amazon e outras.


Em Seattle, o programa se iniciou com visitas à Starbucks e Amazon. A característica de maior destaque, que sintetiza as conversas com as duas empresas, foi o foco total na  “experiência do usuário”. Na Starbucks, isso é levado tão a sério que eles construíram uma central de torrefação nos moldes da “Fantástica Fábrica de Chocolates” , para que os consumidores e funcionários possam presenciar de maneira lúdica todo o processo de fabricação do café. Na Amazon, outro ponto interessante é a forma ágil como cada departamento se reúne para criar soluções distintas para os clientes, ainda que baseadas numa plataforma básica de internet, e como os gerentes sempre desafiam a todos com a pergunta “Você está pensando grande o suficiente?”.


                               Starbucks nos moldes da "Fantástica Fábrica de Chocolate"
                               Fonte: Banco de Fotos do Profuturo


No segundo dia, visitamos a Microsoft, onde pudemos conhecer sua visão de futuro em relação a novas tecnologias em um mundo totalmente conectado. (https://www.dropbox.com/s/iveaqz0ukitd1nd/Microsoft%20Futurist%20Movies.zip?dl=0 )
Ainda em Seattle visitamos o Bezos Innovation Center, com foco em educação e estímulo a inovação e a Fundação Bill e Melinda Gates, com uma visão de eficiencia empresarial orientada a inspiradores projetos de alto impacto social.

Na segunda parte da viagem, já no vibrante ambiente do Vale do Silicio, tivemos aulas de inovação com o Professor da Vanderbilt University, David Owens, que levou os alunos a refletir sobre os diferentes fatores dos quais depende uma grande inovação. O Prof. Owens ainda acompanhou os alunos à D. School da Universidade de Stanford e compartilhou sua experiência de trabalhar na Ideo, a mais reconhecida empresa de design thinking do mundo.

No Vale do Silicio, tivemos contato com o mundo das startups durante visitas ao Google e a Coursera, e pudemos observar o grande esforço que é feito para criar ambientes informais, que estimulem a inovação, como uma continuação do espaço universitário. De fato, todas as empresas que visitamos no Vale do Silício tem grandes relações com as universidades locais. 

A vagem se encerrou com o HP Labs (o laboratório de desenvolvimento da HP) e a Intel, onde pudemos discutir não só as estratégias das empresas, seu processo de inovação, como também as áreas em que estão apostando para o desenvolvimento de novas tecnologias. Na Intel, adicionalmente, conversamos também com o gestor do fundo Intel de investimento, que investe em startups de vários países, inclusive do Brasil. 

No Vale do Silício pudemos ter uma visão integrada do ecossistema de inovação, a partir da soma da perspectiva de diferentes atores, tais como startups, grandes empresas de tecnologia, universidade, investidores e os alunos puderam somar a todas essas vivências, as discussões críticas feitas em aula.

Em ambos os ambientes, de Seattle e do Vale do Silicio, pudemos visitar empresas que se destacam em suas áreas, e que têm em comum a inovação no seu DNA, uma cultura “maker” que incentiva a validação rápida de novas ideias e protótipos, que é obcecada com a experiência do usuário e que valoriza o erro como parte do aprendizado, repetindo a todo momento a mantra “fail fast” !  


Por fim, essa viagem pioneira de uma escola brasileira ao Vale do Silício consolida a posição da FIA como uma escola inovadora, alinhada com as novas tendências mundiais, trazendo para seus alunos a oportunidade  de estudar e vivenciar ambientes de alta inovação, e trazer novas visões globais para sua atuação profissional. 








Por Andrea Resende
 Profª Assistente, Profuturo-FIA



Fotos da viagem:
Fonte: Banco de Fotos Profuturo 






















No comments: