Wednesday, February 17, 2016

Uma década de estudos: MBA Executivo Internacional completou 10 anos de viagens de estudos à China

Uma década de estudos

MBA Executivo Internacional completou 10 anos de viagens de estudos à China

1ª Viagem à China em 2005
“A expressão que costumo usar quando penso em China é ‘gigantismo’. Eu me lembro de parar em cima de um viaduto olhando para o número de faixas que tinha uma avenida e era mais larga do que muita estrada que conheço. Então você nota uma grandiosidade, tudo lá tem números, tamanhos, dimensões e escalas”. É assim que Oscar Boronat Vallverdu, aluno da primeira turma que foi a China com o Profuturo FIA, em 2005, intitulada, pelo pioneirismo, de turma “Marco Polo”, descreveu sua experiência. Hoje atuando como coach executivo para CEOs e professor do MBA Executivo Internacional, Prof. Boronat continua um atento observador das oportunidades de negócios na China.
               
                                          
Visita a BYD (Viagem à China 2015)
Aula da Professora Luodan Xu
nossa parceira desde a 1ª Viagem
(Viagem China 2014)
A China se tornou referência para executivos que querem ampliar seu conhecimento e ver as transformações e desafios enfrentados na trajetória de crescimento do país. Desde 2005, o MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA organiza viagens à China com 45 a 60 executivos para vivenciar a cultura, com visitas às empresas e também nas universidades de cidades como Shanghai, Suzhou, Shenzhen, Foshan, Donguang e Beijing. Além disso, conhecem também a experiência das empresas brasileiras que lá atuam. “A viagem dos executivos para a China tem como objetivo fazer reflexão sobre como desenvolver estratégias, como pensar sempre em tudo, o que queremos ser como País, o que queremos realizar nas empresas, e, como indivíduos, precisamos também pensar bem em nossas carreiras, nossos grandes objetivos e o que queremos realizar no contexto da sociedade”, afirma James Wright, Coordenador do Profuturo FIA e Diretor da Faculdade FIA de Administração e Negócios. O MBA Executivo Internacional, que desde 2004 figura nos rankings do Financial Times, comemorou ano passado os 10 anos de viagens de estudos de executivos seniores à China.


Evento dos 10 anos da China - Professor Robeto Dumas Damas
Em um encontro com alunos e ex-alunos do MBA Executivo Internacional, o professor James Wright e o professor Roberto Dumas Damas, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro é Mestre em Economia Chinesa pela Fudan University (China), compartilharam a longa vivência nesses 10 anos de viagens e fizeram uma reflexão conjunta sobre as relações da China no aspecto cultural, social e econômico. “De uns tempos pra cá, houve uma mudança de postura na China. Ela mostrou que é uma potência, que sabe desenhar, organizar, executar e que são gente grande. E, a partir daí, a China é cada vez mais assertiva no cenário mundial em termos de política, postura e preposições”, afirma Roberto Dumas Damas, que residiu no País durante quatro anos.


Evento dos 10 anos da China  Apresentação do aluno André Arantes 
Os alunos tem a missão de desenvolver um trabalho sobre as relações da China e o modelo de crescimento e impacto no Brasil e no mundo. Durante o encontro, o aluno da turma 45 ainda em andamento, André G. Arantes, apresentou o trabalho intitulado “A cooperação Estado – Empresa, Lições para o Brasil”. “Trazemos só bons exemplos dessa experiência. Visitamos lugares e empresas que nos inspiraram, como, por exemplo, a inovação e a produtividade da China e como queremos trazer essas ideias para o Brasil”, conta André G. Arantes.

                                               
O MBA Executivo Internacional, que há uma década é o único de uma escola brasileira entre os melhores do mundo, faz parte do Profuturo, Programa de Estudos do Futuro, da FIA. O programa foi criado em 1980 e tem por missão auxiliar empresas e instituições públicas e privadas a aprimorarem seus processos de planejamento, para que possam prever e lidar com as transformações do seu ambiente de negócios, aproveitando as oportunidades para construir um futuro desejado. Além do MBA Executo Internacional, apoia projetos de estudos prospectivos e desenvolvimento de tecnologia de indústrias e outras organizações, e coordena os MBAs Internacionais da FIA, Americas MBA (em inglês), International MBA (em inglês) e o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios.


Sede da FIA Unidade Butantã
Sobre a FIA

Eleita três vezes, desde 2004, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA é um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País – possui 34 anos de atuação no setor. É uma Instituição de Ensino Superior (IES), tem registro no MEC (Ministério da Educação) em âmbito nacional e internacionalmente pela AMBA (Association of MBAs). Figura nos rankings do Financial Times, Executive MBA e/ou Educação Executiva desde 2004. Desde 2011 tem sido premiada pela Revista European CEO como a escola mais inovadora na América do Sul.

Atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria – o que a capacita para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.



Artigo redigido por Prof. James T. C. Wright
Diretor do Programa de Estudos do Futuro

No comments: