Wednesday, April 30, 2014

Formatura do Americas MBA – Cohort 2, em Nashville – EUA


No dia 12/abril comemoramos a formatura do grupo Americas MBA – Cohort 2, em Nashville - TN, EUA.

A formatura ocorreu no hotel histórico The Hermitage, com a participação de 38 alunos do Brasil, EUA, Canadá e México. Os 12 alunos brasileiros concluíram o curso com sucesso e destaque na proposição de projetos de “Venture Capital” e com a apresentação dos resultados finais dos projetos de consultoria realizados ao longo do curso, com equipes multiculturais compostas por alunos dos diferentes países.

Participaram da Cerimônia de Formatura os representantes das escolas parceiras, tendo a profa. Renata Spers, Vice-Coordenadora do Programa Americas MBA, representado a FIA. Também participaram M. Eric Johnson, da Vanderbilt Owen Graduate School of Management, Gabriela Alvarado do Instituto Tecnologico Autonomo de Mexico e Jan Simon da Beedie School of Business, Simon Fraser University.

Também participaram da Cerimônia os professores Coordenadores dos Projetos de Consultoria desenvolvidos ao longo do curso, representantes das escolas parceiras, com a participação do Prof. Dirk Thomaz da FIA.

Parabéns e sucesso aos alunos do Americas MBA – Cohort 2!




Wednesday, April 23, 2014

20 Anos de Liderança

Neste final de março, comemoramos os vinte anos desde a formatura da turma pioneira do MBA Executivo Internacional da FIA. Foi uma noite de reencontros, comemorações e de discussão sobre a liderança sustentável para os próximos 20 anos.

Ao organizar a festa, o Profuturo-FIA convidou Sra. Sarah Parkin , Diretoria do Fórum for the Future, de Londres, a contribuir com sua visão de liderança sustentável, não só reduzindo  o impacto de suas empresas no ambiente e na sociedade, mas sim orientando-as para construírem modelos de negócios que contribuam efetivamente para a sustentabilidade do nosso planeta.  Seu livro, o divergente positivo, foi distribuido gratuitamente aos participantes, juntamente com o livro comemorativo dos 20 anos do MBA preparado pela equipe do Profuturo- fia , e a jornalista Maria Tereza Gomes.

Foram muitas as comemorações e os reencontros. O nosso livro retrata uma linha do tempo, falando e trazendo imagens do Brasil, do mundo e do nosso MBA ao longo de 20 anos. A maioria dos personagens la estavam em pessoa, alunos desde a 1ª turma do cursos, professores e conselheiros, dando vida aos inúmeros avanços, causos e depoimentos retratados no livro.

Em termos de emoção, foi dura a disputa entre as homenagens aos alunos atuais do  MBA Executivo, do Internacional MBA part time e full time, e do Américas MBA,  que se formaram em 2013/2014, e aos 20 alunos e alunas eleitos pelos seus colegas para representarem cada um um dos anos de existência do curso.


No final de uma noite de gala, uma grande confraternização entre as múltiplas gerações de executivos presentes, e muita expectativa para a evolução futura desta nossa escola de lideres para o Brasil.





 








Tuesday, April 22, 2014

Para que mesmo servirá a Copa?

Em Cambridge, a pergunta era  “qual o objetivo do Brasil ao hospedar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016?”. No venerável King’s College, em Cambridge, fundado em 1441 por Henrique VI,  os participantes do MBA Executivo Internacional discutiram esta questão com o Professor Greg Clark, um dos maiores especialistas mundiais sobre estratégias de desenvolvimento urbano. Com base em suas pesquisas sobre o o legado de grandes eventos globais em diferentes cidades, o Professor mostrou que seria fundamental ter clareza sobre os objetivos almejados ao se empreender iniciativa como a Copa do Mundo.
Será que o objetivo do Brasil é apenas ganhar a Copa ? Será mostrar ao mundo que este é um pais enorme, multicultural, diverso e criativo, que está habilitado a executar com sucesso grandes obras e eventos, com qualidade e de maneira responsável? Mostrar que é uma sociedade mais igualitária, mais justa e moderna, que vem reduzindo seus tradicionais  desequilíbrios sociais e econômicos?
Se apenas repetirmos nossa tradição de bom futebol e cordialidade, não teremos mostrado nada de novo ao mundo que nos olhará esperançoso mas descrente, e teremos perdido uma grande oportunidade de reafirmar nossa posição  no rol nas nações sérias e adultas. A experiência de Londres e de outras sedes de grandes eventos, nas quais também ocorreram excessos de gastos e orçamentos estourados, mostra que os benefícios destes grandes eventos, se previamente planejados e cultivados, podem ter reflexos por muitos anos e décadas.
A conclusão dos debates foi no entanto que nesta Copa, já perdemos grande parte do jogo; quem sabe poderemos aproveitar melhor a Olimpíada de 2016, e lutarmos para melhor fixar a marca Brasil nos corações e mentes do mundo, deixando um legado de obras úteis e de perspectivas de parcerias internacionais duradouras.
Na jornada de 2014 do MBA Executivo Internacional em Cambridge, temas como o legado dos grandes eventos mundiais , a crise do Euro, Branding Estratégico, Inovação e Mergers e Aquisitions foram temas de aulas e casos. Participe desta discussão e aguardem os próximos blogs.

James Wright

Vejam algumas fotos da viagem à Europa (Cambridge & Lyon):