Tuesday, April 22, 2014

Para que mesmo servirá a Copa?

Em Cambridge, a pergunta era  “qual o objetivo do Brasil ao hospedar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016?”. No venerável King’s College, em Cambridge, fundado em 1441 por Henrique VI,  os participantes do MBA Executivo Internacional discutiram esta questão com o Professor Greg Clark, um dos maiores especialistas mundiais sobre estratégias de desenvolvimento urbano. Com base em suas pesquisas sobre o o legado de grandes eventos globais em diferentes cidades, o Professor mostrou que seria fundamental ter clareza sobre os objetivos almejados ao se empreender iniciativa como a Copa do Mundo.
Será que o objetivo do Brasil é apenas ganhar a Copa ? Será mostrar ao mundo que este é um pais enorme, multicultural, diverso e criativo, que está habilitado a executar com sucesso grandes obras e eventos, com qualidade e de maneira responsável? Mostrar que é uma sociedade mais igualitária, mais justa e moderna, que vem reduzindo seus tradicionais  desequilíbrios sociais e econômicos?
Se apenas repetirmos nossa tradição de bom futebol e cordialidade, não teremos mostrado nada de novo ao mundo que nos olhará esperançoso mas descrente, e teremos perdido uma grande oportunidade de reafirmar nossa posição  no rol nas nações sérias e adultas. A experiência de Londres e de outras sedes de grandes eventos, nas quais também ocorreram excessos de gastos e orçamentos estourados, mostra que os benefícios destes grandes eventos, se previamente planejados e cultivados, podem ter reflexos por muitos anos e décadas.
A conclusão dos debates foi no entanto que nesta Copa, já perdemos grande parte do jogo; quem sabe poderemos aproveitar melhor a Olimpíada de 2016, e lutarmos para melhor fixar a marca Brasil nos corações e mentes do mundo, deixando um legado de obras úteis e de perspectivas de parcerias internacionais duradouras.
Na jornada de 2014 do MBA Executivo Internacional em Cambridge, temas como o legado dos grandes eventos mundiais , a crise do Euro, Branding Estratégico, Inovação e Mergers e Aquisitions foram temas de aulas e casos. Participe desta discussão e aguardem os próximos blogs.

James Wright

Vejam algumas fotos da viagem à Europa (Cambridge & Lyon):














No comments: