Tuesday, October 7, 2014

1st PROFUTURO-FIA Case Solution Competition

O Profuturo FIA inaugurou em 2014 o "1st PROFUTURO-FIA Case Solution Competition", alinhada a tendência das mais renomadas escolas de negócios do mundo. 

Os primeiros concursos de solução de casos originaram-se nos Estados Unidos e com o crescimento do prestígio destas competições, deu-se início a um expressivo número de concursos ao redor do mundo. Dentre as razões que tornaram estes concursos em um fenômeno internacional, reside o fato da aplicação de conceitos e modelos teóricos em uma situação do “mundo real”, aliada a utilização das habilidades adquiridas pelos participantes ao longo de suas carreiras.

No Profuturo FIA o concurso ocorreu em duas etapas, onde grupos compostos por três alunos receberam um caso para ser solucionado em 10 dias, em cada etapa. Os grupos desenvolveram e apresentaram suas respectivas análises, recomendações e plano de ação que compunham a solução proposta, por meio de um documento escrito e um vídeo. O vídeo os desafiou a apresentar suas soluções de forma clara e objetiva, desempenhando o papel de consultores de negócios.

Os casos propostos tinham por objetivo promover a aplicação conceitual multidisciplinar dos modelos teóricos tratados em aula, que colaborou para o desenvolvimento do raciocínio lógico e objetivo no tratamento de uma situação real, para a tomada de decisão estratégica.

Nesta primeira edição concorreram 8 grupos compostos por alunos dos cursos de MBA Executivo, Internacional MBA e Americas MBA.
Os grupos participantes apresentaram alta performance em ambas etapas do concurso, o que resultou em uma competição acirrada.
Os vencedores foram anunciados em 29 de setembro e os 3 primeiros colocados foram:

Adriana Dionizio Martins
Raquel Orsati Clara
William Soares Vidal

Como resultados alcançados, recebemos soluções apresentadas com excelência e um alto grau de interesse da comunidade de alunos, especialmente em discutir as diferentes formas de solucionar um mesmo problema “real”.

Este forte interesse levou a direção do PROFUTURO a desenvolver “1st PROFUTURO-FIA Case Solution Workshop”, que será comunicado aos alunos em breve.

No comments: