Tuesday, June 21, 2016

Depoimento de Rodrigo Caldoncelli Carvalho - Gerente de Telemetria do Itaú Unibanco

De mensageiro a gerente de Projetos e Planejamento Estratégico de Segurança e gerente de Telemetria, Rodrigo Caldoncelli Carvalho vem construindo uma carreira ascendente no Banco Itaú, onde ingressou aos 17 anos. E foi com os próximos passos profissionais em foco que ele buscou o MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA. “O curso tem me possibilitado ganhar mais conhecimento em gestão estratégica e modelos de negócios, o que tem me transformado como gestor e líder”, diz ele que, no curto prazo, aspira tornar-se superintendente operacional de agências. Confira o depoimento de Rodrigo.


Em 1990 comecei a trabalhar no Banco Itaú S/A como mensageiro interno e logo no começo do ano seguinte passei a ter contato com o mundo de propostas de negócio de crédito para clientes e entender melhor como funciona um banco. Trabalhando e me dedicando na área de cobrança, consegui minha promoção para analista sênior e fui convidado pela diretoria a participar de um teste para bolsa no MBA de Gestão Financeira e Risco da USP. Não decepcionei e consegui passar no teste, finalizado em 2003.
Devido à mudança de gestão na diretoria e na busca por novas oportunidades de aprendizado e de negócios, troquei de área passando a trabalhar em Prevenção a Atos Ilícitos. Depois de uma série de contribuições de destaque em automações e melhorias na assertividade para prevenção a fraudes, fui promovido a coordenador de equipe em 2005. 
Entre 2008 e 2009, o Itaú realizou uma fusão com outro banco, o Unibanco, o que traz certa insegurança aos funcionários, mudança de cultura e congelamento das promoções por dois anos. Nesse período, assumi uma nova equipe de modelagem estatística e monitoramento de fraudes, o que me levou a buscar novas habilidades em modelos estatísticos, fazendo cursos na Fundação Getúlio Vargas. 
Em 2010 fui convidado a assumir como gestor de uma equipe de Segurança Física de Agências Bancárias, sendo promovido ao nível de gerente. Nessa atividade, pude fazer a gestão da operação da central de monitoramento de eventos como assaltos, arrombamentos e invasões em agências bancárias e participar do desenvolvimento de um novo sistema integrado de monitoramento.
Já 2012, há uma troca de gestores na diretoria e fui convidado a assumir outra gerência, com foco no orçamento, planejamento e gestão de informações de segurança. Também passei a ser gestor, em 2013, nas atividades de implantação e manutenção de tecnologias de segurança das agências bancárias. Essas atividades me levaram à condição de tornar a segurança do Itaú Unibanco benchmark, reduzindo em dez vezes as perdas com ataques e despesas com manutenção, no período de 2012 a 2015, por meio da busca de novas tecnologias, implantação de sistemas de imagens de agências em tempo real, criação de indicadores e alertas com atualização diária.
Na empresa, havia feito um grande trabalho na área de Segurança e gostaria de conhecer outros negócios na instituição. Para isso, precisava me atualizar por meio da busca de novos conhecimentos em estratégia e da troca de experiências com outros profissionais de mercado. Então, no final de 2015, iniciei o MBA Executivo Internacional na FIA. 
Em função do bom desempenho na Segurança, dos bons resultados alcançados, dos conhecimentos de negócios, do sistema de indicadores criado e também do MBA, em 2016 fui convidado a fazer parte da equipe de Telemetria para os negócios de Riscos, Agências, Crédito e Cobrança. O MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA tem me possibilitado ganhar mais conhecimento em gestão estratégica e modelos de negócio, o que tem me transformado como gestor e líder.

No comments: