Wednesday, June 29, 2016

Depoimento de Claudio Santos - Senior Global Medical Affairs Leader na YourEncore


Claudio Lavareda Santos é um médico encantado com o mundo dos negócios. Atuando em indústria farmacêutica, foi esse encanto que, em 2005, o levou ao MBA Executivo Internacional do Profuturo da FIA. Queria conhecer de maneira mais estruturada e holística o “tal management”, como ele diz. O curso lhe proporcionou mais que isso. “Não só pude cumprir todos esses objetivos, mas também crescer como pessoa e profissional”, diz Claudio, hoje Senior Global Medical Affairs Leader da companhia de biotecnologia YourEncore, baseado na Califórnia. Ele destaca, sobretudo, a troca de experiências e perspectivas sobre o mundo dos negócios e as viagens de estudo à China, França e Reino Unido, que o fizeram ver o mundo sob uma nova perspectiva. Foram vivências e conhecimentos valiosos para sua carreira, como Claudio conta no depoimento que você pode conferir na íntegra.

“Lembro como se fosse ontem. Cheguei à FIA para minha entrevista com o professor James Wright, dentro do processo de seleção para o MBA Executivo Internacional. O professor queria entender quais eram meus objetivos como médico da indústria farmacêutica ao fazer a aplicação para o curso. Sempre trabalhei muito próximo à área de negócio e me encantava aquele mundo completamente diferente daquele ao qual eu havia dedicado 11 anos de minha vida em formação médica na Escola Paulista de Medicina (atualmente integrada à Unifesp). Queria conhecer mais. Queria entender de uma forma mais estruturada e holística o que seria o tal ‘management’. Não só pude cumprir todos esses objetivos, mas também crescer como pessoa e profissional. Fiz novos amigos, gente vinda de áreas como RH, petróleo, gás e inteligência na área da aviação, dentre tantas outras. Esse convívio foi muito enriquecedor. A troca de experiências e perspectivas sobre o mundo dos negócios e as realidades brasileira e internacional me encantavam. As viagens à China, a Lyon, na França, e a Cambridge, no Reino Unido, me fizeram ver o mundo sob uma nova perspectiva. Naquela época, entre 2005 e 2006, eu ocupava a posição de diretor médico regional para Brasil e Cone Sul de um grande laboratório farmacêutico. Em 2010, assumi a posição de diretor sênior regional para América Latina de uma biofarmacêutica recém-chegada ao Brasil e à América Latina. Tinha por desafio criar e desenvolver a área de Medical Affairs na região a partir do nada ou quase isso. Em nove meses, já havia cerca de 20 profissionais médicos trabalhando na região, processos e projetos implementados. Veio então um novo desafio, na mesma empresa, mas agora como gerente geral para a subsidiária brasileira. Hora de pôr em prática o que havia aprendido no meu MBA. Foram dois anos e meio muito intensos, mas de resultados fantásticos. A empresa mais que duplicou seu faturamento, tornou-se a quinta maior operação em vendas e recebeu prêmios globais por seus projetos. Orgulho-me muito pelo fato de ter sido praticamente nula a perda de talentos durante a minha gestão. Éramos um time. Surgiu então a possibilidade de mudar com a mesma companhia para os Estados Unidos, agora de volta à área médica, numa posição global. Após seis meses, assumi a posição de vice-presidente de Medical Affairs para área Internacional, cobrindo todas as regiões e países fora os Estados Unidos. Mudei-me para Zug na Suíça. 2015 chegou e, com ele, a minha vontade de voltar para os Estados Unidos, o que fiz. Hoje estou na Califórnia, trabalhando para uma das maiores Biotechs, responsável pelo lançamento de um de seus medicamentos mais importantes na região intercontinental. Mas não é só de trabalho que se vive. Eu, minha mulher e meus dois filhos adoramos viajar, conhecer novas culturas. Fizemos juntos sete grandes viagens. Prático yoga e corro 5 quilômetros. Nunca fui atleta, mas preciso mostrar para meu corpo que estou vivo. Adoro minha mulher e meus dois filhos. Um já formado em Cinema na Inglaterra. O mais novo está cursando Filosofia em Cambridge. Ah, adoro chocolate!”

No comments: