Tuesday, July 5, 2016

Depoimento de Matheus Vilela - Regional Manager for Commissioning na GE Power Conversion


Depois de sete de carreira internacional e um ano trabalhando novamente no Brasil, Matheus H. S. Vilela viu numa revista o anúncio da primeira edição do International MBA Full Time do Profuturo FIA. Percebeu ali um conjunto de elementos que o atraíram e decidiu: ia conceder-se um ano sabático e investir em seu desenvolvimento. Foi uma decisão que se mostrou acertada e que ajudou a alavancar os passos seguintes na carreira, particularmente na GE, onde atua hoje como Regional Manager for Commissioning na GE Power Conversion. “As experiências trocadas e os conteúdos absorvidos fortaleceram minhas aptidões de gestão de pessoas, liderança, formulação estratégia e operacional”, afirma ele, referindo-se ao MBA. Saiba mais lendo a íntegra do depoimento de Matheus. 

"Formei-me em engenharia elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (UNIFEI). Mas, antes mesmo de graduar-me, fui selecionado para o programa de Field Service Engineer da Schlumberger, designado para iniciar atividades em Rock Springs, Wyoming, Estados Unidos. Esse é o programa de aceleração de carreira da empresa que, em cinco anos, visa preparar seus futuros líderes. Completei o programa em quatro anos e meio, passando por três promoções nesse período. Como General Field Engineer, permaneci na empresa por mais dois anos e meio em atividades técnicas e gerenciais. Fui designado para outras localidades nos Estados Unidos, Canadá, Escócia, México, El Salvador e Cuba. Retornei ao Brasil, assumindo uma posição ainda técnica-gerencial na Weatherford, em Macaé, Rio de Janeiro, onde permaneci por um ano. 
Lendo uma revista, vi a propaganda do primeiro International MBA Full Time da FIA e percebi que havia algo especial por ali. Era um programa totalmente ministrado em língua inglesa, com participação de professores da Universidade de São Paulo e universidades mundialmente reconhecidas, como Vanderbilt, American University e Cambridge, entre outras; e desenvolvido para alunos brasileiros e estrangeiros, compondo um ambiente multicultural de negócios. Foi nesse contexto que decidi dar-me direito de um ano sabático. Foi um período para reavaliar meus conceitos profissionais e os rumos da minha carreira e dedicar ao meu crescimento em gestão de negócios ao aplicar nesse programa de MBA full time. 

O International MBA do Profuturo FIA contribuiu significativamente para meu crescimento em gestão estratégica, operacional e de pessoas. Exposição a tópicos novos, como marketing, sustentabilidade e avaliação de empresas, foi igualmente relevante. Apesar de já ter experiência internacional, o ambiente eclético e amplamente diversificado, com colegas de várias nacionalidades, culturas, experiências e áreas de atuação, foi extremamente gratificante para meu amadurecimento profissional. A troca de experiências, pontos de vista e ângulos de percepção de negócios, em certos momentos, chegou a ser “ground breaking and disruptive”.
O International MBA FIA certamente alavancou a minha reentrada no mercado de trabalho. Pouco após a conclusão do programa, assumi a posição de Service Manager, Brasil, na GE Oil & Gas. Permaneci três anos e meio nessa posição e fui promovido a Regional Manager for Commissioning na GE Power Conversion. O MBA foi importante na construção da minha carreira na GE. As experiências trocadas e os conteúdos absorvidos fortaleceram minhas aptidões em gestão de pessoas, liderança, formulação estratégica e operacional do negócio. As nuances interculturais adquiridas no MBA foram impactantes, pois na GE as relações internacionais são cotidianas."

No comments: