Wednesday, July 13, 2016

Depoimento de Ricardo Marek - Presidente da Takeda no Brasil

Area Head LATAM e presidente da indústria farmacêutica Takeda no Brasil, Ricardo Marek considera que um executivo bem-sucedido é aquele que gosta de lidar com pessoas e sabe motivá-las, o que requer múltiplas competências e habilidades. “É preciso ter resiliência e persistência para superar as dificuldades e frustrações, disciplina e respeito às regras, além de conseguir ter visão estratégica para tomar as melhores decisões”, diz ele, destacando a importância da preparação acadêmica para a evolução profissional. Foi o que Ricardo buscou e encontrou no MBA Executivo Internacional da FIA, como ele conta no depoimento que você pode conferir na íntegra.
“Além do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, aprimorei meus estudos focado em Finanças e Gestão de Marketing Internacional pelas Universidade de Michigan (Finanças) e pela Universidade da Califórnia (UCLA). Recentemente, fiz uma reciclagem em Estratégia pelo INSEAD-França.
Atualmente, atuo como Area Head LATAM & Presidente da Takeda no Brasil. Antes de ingressar na Takeda, passei por organizações como a Organon International, nos Estados Unidos, na qual fui diretor executivo de Finanças; e o Grupo Akzo Nobel, no qual atuei como presidente e vice-presidente de Finanças, entre outras companhias. Para mim, um executivo bem-sucedido é aquele que gosta de lidar com pessoas e sabe motivá-las, porque não se faz absolutamente nada sozinho. É um papel amplo, em que você precisa entender de culturas, ser multidisciplinar, além de conhecer profundamente o direcionamento estratégico da organização. Como em um jogo de golfe, é preciso ter resiliência e persistência para superar as dificuldades e frustrações, disciplina e respeito às regras, além de conseguir ter visão estratégica para tomar as melhores decisões. Não é sorte. É treino! O mesmo acontece com nossa carreira. A preparação acadêmica é fundamental para evoluirmos como profissional.
Nesse ponto, acredito que o MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA me apoiou em todos os pontos que mencionei e me possibilitou a abertura de novos horizontes, com ampliação do conhecimento técnico e fortalecimento nas áreas que domino. O nível dos participantes proporciona uma rica discussão sobre negócios, rumos estratégicos e decisões críticas, além de criar uma excelente rede de relacionamentos local e internacional."

No comments: