Wednesday, July 13, 2016

Talentos da Casa - Professor Robert Wong



“Creio que o aluno de MBA está fundamentalmente fazendo seu curso pelo ‘M’, o ‘B’ e o ‘A’, ou seja, M de Make money, B de Build a career e A de Add know-how e know-who”. A maneira bem-humorada de definir os objetivos de quem busca esse tipo de curso é de Robert Wong, professor das disciplinas de ‘Gestão de Pessoas’ e ‘Uma Agenda para o Futuro’ dos MBAs Internacionais do Profuturo FIA. Sócio-fundador da consultoria executiva que leva o seu nome e autor de dois livros que se tornaram best sellers, Robert também atua em várias ONGs e ainda encontra tempo para dedicar aos seus hobbies, que vão da leitura e prática de esportes às incursões culinárias, como ele conta no depoimento que você pode conferir na íntegra.
"Estudei na Chapel American School em São Paulo, graduei-me em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e recebi uma bolsa como um Confederation of British Industry Scholar para minha pós-graduação na Inglaterra. Minha formação inclui, ainda, um curso de extensão em educação executiva na Harvard Business School. Como se vê, sou um ser humano tri-cultural – nascido na China, educado em escolas americanas e britânicas e criado no Brasil.
Antes de fundar a minha consultoria, a Robert Wong Consultoria Executiva, que atua em recrutamento executivo, coaching, mentoring e palestras, fui engenheiro na Panambra, empresa de equipamentos; gerente internacional na Etesco, do setor de construção civil; gerente-geral do Escritório na China (Beijing), representando 12 empresas nacionais; consultor na Case Consultants; sócio e depois CEO da Korn Ferry International no Brasil e seu diretor de gestão regional para América do Sul.
Minha ligação com o Profuturo FIA começou em 2002, como membro do Conselho Consultivo, participando de reuniões periódicas sob a presidência do Prof. James Wright. Dou aulas para as turmas do International EMBA, tanto Full-Time (em inglês) como Part-Time (em português). Creio que o aluno de MBA está fundamentalmente fazendo seu curso de pós-graduação pelo “M” o “B” e o “A”, ou seja, M= Make money/ B= Build a career / A = Add know-how and know-who. E eu estou à disposição para assessorá-los nesses objetivos e muito mais!
Adoro a atividade de professor, especialmente o convívio e o debate com os alunos, assim como o trabalho na minha empresa. Também participo de várias ONGs, entre elas Instituto CEO do Futuro, Enactus, Via de Acesso, Instituto Sidarta, IPK e Instituto Rodrigo Mendes
Meu lema de vida é “interesse genuíno nas pessoas... e nos negócios”. Tenho dois livros publicados que se tornaram best sellers – “O Sucesso está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego” e fui considerado pela revista The Economist um dos 200 Mais Destacados Headhunters do Mundo.
Paralelamente à vida profissional, tenho um amplo leque de interesses e atividades. Gosto de ler, particularmente obras sobre comportamento humano, filosofia e gestão; de viajar, de ir ao cinema e a restaurantes. Também pratico exercícios, jogo tênis, faço ciclismo, curto ouvir folk music e new age e, de vez em quando, ponho a mão no fogão para fazer um prato diferente. 

Em resumo, minha Missão é tentar ajudar as pessoas a realizarem seu verdadeiro Potencial, pois como gosto de dizer “O Propósito da Vida é viver uma vida com propósito”!

No comments: