Wednesday, July 13, 2016

Talentos da Casa - Professor Alfredo Castro




















Engenheiro de formação com especializações em Finanças, Psicologia e Storytelling, Alfredo Castro, professor de Gestão de Pessoas dos MBAs Internacionais do Profuturo FIA é, decididamente, um ser global. À primeira expatriação para a Inglaterra, aos 27 anos, somaram-se atividades que o levaram aos quatro cantos do planeta. Só com trabalhos de consultoria, atuou em mais de 120 companhias, em mais de 25 países da Ásia, África, Europa e Américas. Palestrante no circuito internacional Summit da ATD na China (https://www.td.org/Events/China-Summit-2016/Agenda-Alfredo), Presidente da MOT (Treinamento e Desenvolvimento Gerencial), autor de oito livros e coautor de outros dois, o prof. Alfredo mora hoje em Miami e mantém uma base em São Paulo. É toda essa experiência que ele aplica nas aulas do MBA, conectando modelos conceituais com o dia a dia das empresas e discutindo casos reais. Saiba mais lendo o depoimento do Professor Alfredo.


"Sou engenheiro civil de formação e me especializei em Finanças e Gestão empresarial na PUC-RJ. Também tenho especializações em Psicologia e Storytelling. Com 27 anos, fui expatriado e vivi na Inglaterra a trabalho por um ano, liderando um projeto de ISO 9000 e gestão empresarial que englobava atividades na Escócia, Inglaterra e Bélgica. Morei em Portugal (tenho nacionalidade europeia também) e atuei em empresas como KPMG e Trevisan Auditores e Consultores, tornando-me o sócio mais jovem da organização. 
Atualmente sou presidente da MOT (Treinamento e Desenvolvimento Gerencial), empresa de consultora com bases em Miami, São Paulo e Lisboa; chairman do Conselho Consultivo da American Society for Training & Development (ASTD) e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). 
Sou professor na FIA há 16 anos e há seis tenho a satisfação de lecionar para as turmas do International MBA do Profuturo FIA. Como consultor e professor, ministro aulas e realizo palestras em três idiomas (espanhol, inglês e português). Além disso, atuo em conselhos de empresas no Brasil e no exterior. Sou conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) há nove anos.
Anualmente, há mais de duas décadas, sou palestrante do maior congresso de desenvolvimento de talentos do mundo, organizado pela Association for Talent Development (ATD), e professor convidado pelo College of Business da Florida International University para temas como Storytelling, Cultura e Liderança. 
Sou coautor de dois livros em inglês publicados pela ATD dos Estados Unidos. Em português, escrevi oito livros. Os mais recentes são “Storytelling para Resultados” e “Liderança Motivacional”. 
Para mim, as aulas para as turmas do International MBA do Profuturo FIA, com seus alunos de diversas nacionalidades e diferentes backgrounds educacionais e culturais, são muito inspiradoras. Procuro fazer uma conexão entre os modelos conceituais, principalmente os relacionados a liderança e mudança cultural, com o dia a dia das empresas, discutindo casos reais e mostrando aos alunos como podem otimizar suas competências de liderança.
Como atuo no Brasil e no exterior, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia, busco focalizar as diferenças entre culturas e mostrar como a globalização vem influenciando o cenário para o executivo moderno, o que faz com que cursos como um MBA internacional sejam muito importantes para o desenvolvimento profissional. 
Atualmente vivo em Miami, mas mantenho uma base em São Paulo e trabalho em vários países. É uma rotina que propicia algo prazeroso para mim: viajar. Gosto de conhecer lugares e pessoas com culturas diferentes. Como disse, já estive em todos os continentes. Aliás, acabo de retornar do Japão, onde fui participar de um congresso, e voltarei em novembro para Taiwan, China e Coreia do Sul para realizar palestras sobre Storytelling.
Para além das atividades profissionais, também enveredo no território da música: gosto de rock e sou um baterista muito para lá de amador."

No comments: