Friday, October 21, 2016

O manacá-da-serra da Turma 34

Árvores de manacá-da-serra existem muitas. Mas a que toda primavera enfeita o câmpus da FIA com suas flores é única, porque tem uma história peculiar: ela foi plantada em 2009 pelos alunos da Turma 34 do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA. A ideia foi do grupo que trabalha o tema da sustentabilidade ambiental em seu TCC e que resolveu propor aos colegas mitigar a pegada de carbono associada aos seus deslocamentos e viagens internacionais. Como? É isso que nos conta a integrante da turma Marcia Rios, Head of Industrial Application Latam da BU ICS da Clariant. Confira!
“O manacá-da-serra da Turma 34.... a ideia surgiu durante o trabalho do meu grupo do TCC, com Rodrigo Zambon e Luis Nitschke, meus colegas nesta jornada. Estávamos trabalhando no tema da sustentabilidade ambiental em nosso TCC. Durante uma reunião do grupo, surgiu a ideia de mitigar a nossa pegada de carbono. Deste ponto a estender o convite à turma foi quase que imediato. O convite foi feito aos alunos durante uma aula e a aceitação foi unânime.
Mas como faríamos isso? Quanto CO2 deveríamos mitigar? Não daria tempo de contratar alguém para fazer os cálculos. Assim, decidimos procurar a Fundação SOS Mata Atlântica e, por eles, ficamos sabendo que uma possibilidade era o cálculo dos quilômetros de deslocamento que poderiam ser compensados pelo plantio de árvores nativas da Floresta Atlântica – trabalho que eles mesmos executariam via um projeto de recuperação da mata da região.
Fizemos uma planilha em que cada um de nós declarava seus quilômetros, levando em consideração as viagens internacionais e o deslocamento para participar das aulas. Assim, calculamos o deslocamento durante nosso curso. Chegamos a 2.000.000 quilômetros percorridos pelos alunos. Usando um aplicativo do site da SOS Mata Atlântica, chegamos a 12 árvores por aluno para mitigar todo CO2 lançado na atmosfera. Todos, via o site da Fundação SOS Mata Atlântica, contribuíram e garantiram o plantio de suas árvores. Foi uma ação muito significativa para nós e nos uniu em uma causa tão importante para o planeta.
O manacá-da-serra que está no campus da FIA simboliza essa iniciativa da queridíssima Turma 34. Com a presença da Diretoria e Coordenação do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, nossa árvore foi plantada em uma linda manhã de inverno paulistana, na presença de todos os alunos. Uma pequena placa está a seu lado com o objetivo de inspirar as outras turmas. Nosso manacá cresceu e está muito bem cuidado.”
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: