Tuesday, October 4, 2016

Resumo Viagem aos Estados Unidos - International MBA


Do embarque para os Estados Unidos no dia 18 de setembro ao retorno, no dia 24, os alunos do International MBA Part Time e Full Time do Profuturo FIA mergulharam numa robusta programação de aulas na Valderbilt University e visitas a empresas do Vale do Silício – uma jornada que fez desses seis dias um período de aprendizados, experiências e vivências multiculturais que ficarão para o resto de suas vidas.
Começamos com uma atividade “light” no domingo: uma visita à destilaria Jack Daniels, que está celebrando 150 anos de existência. Apreciadores ou não do famoso uísque do Tennessee, pudemos saborear um tour pelas instalações dessa empresa que construiu reputação não apenas como fabricante da bebida, mas também como um exemplo bem-sucedido de estratégia de marketing e branding.
Nos dois dias seguintes, os professores David Owens e Todd McCullough nos brindaram com aulas interessantes e instigantes, abordando, respectivamente, os temas “Inovação para Vantagem Competitiva” e “Inovação sob a Perspectiva de um Executivo”. Foi um convite ao “pensar fora da caixa” e refletir sobre as muitas faces de inovação no mundo corporativo. Para completar, o professor James Wright conduziu uma dinâmica instigante e integradora, na qual nossos alunos foram estimulados a revelar fatos inusitados sobre si mesmos.
Na tarde do dia 20, embarcamos rumo à Meca da Inovação e já na manhã da quarta-feira (21) estávamos na IDPX, a primeira da série de empresas que visitaríamos para conhecer e compreender o que faz do Vale do Silício um lugar de organizações que inspiram e transpiram inovação. A IDPX, start up do empreendedor brasileiro Gustavo Lemos, faz análise de dados para identificar aspectos que caracterizam o comportamento dos consumidores, gerando informações que ajudam as empresas a direcionar investimentos para ações mais efetivas nos pontos de venda. Gustavo, que está radicado nos Estados Unidos há quatro anos, nos falou de sua percepção sobre o Vale do Silício: um lugar aberto à troca de ideias, com um ambiente de saudável competição movida a inovação e espírito empreendedor.
Na parte da tarde, nosso destino foi a Intel, onde assistimos a apresentações sobre segurança de processos e produtos, projetos em parceria com universidades, futuro da computação e atividades de venture capital da empresa. Foi mais um conjunto de aprendizados sobre como organizações inovadores modelam o seu futuro e o futuro dos consumidores de seus produtos.
Na quinta, 22, visitamos na parte da manhã a Coursera, um exemplo de empresa inovadora que transforma o futuro das pessoas com serviços de educação. A Coursera combina basicamente dois elementos – as tecnologias de informação e conectividade e parcerias com as melhores instituições de ensino do mundo – para oferecer cursos online, amplamente acessíveis. Lá fomos recebidos pelo head de Parceiros América Latina, Giovanni Dubois.
À tarde, seguimos para a Netflix, onde assistimos a uma apresentação de Dan Vu, diretor de Planejamento e Análise Financeira. Foi uma oportunidade valiosa de saber mais sobre as estratégias dessa empresa que revolucionou o jeito de ver TV. Hoje, a Netflix tem mais de 83 milhões de assinantes em 190 países – uma multidão que assiste a mais de 125 milhões de horas de filmes, seriados e documentários por dia.
Encerramos nosso roteiro no Vale do Silício na sexta-feira com uma visita ao famoso HP Labs, na sede da HP em Palo Alto, onde fomos recebidos por Carl Chow, que gerencia o Programa de Visitas da instituição. O HP Labs é outro ambiente fascinante, com equipes encarregadas de olhar e pensar o futuro mais distante, num horizonte de até 20 anos. No campo da tecnologia, isso significa imaginar produtos, soluções e experiências dos usuários que ainda não existem. Um dos projetos de destaque é o The Machine, que propõe uma nova arquitetura de computação – uma inovação que promete romper os atuais paradigmas de capacidade de armazenamento, transferência e processamento de informações.
No sábado, estávamos de volta ao Brasil. Nossos alunos encerravam, assim, uma semana de programação intensa, com aprendizados e vivências que, certamente, ajudarão a explorar mais em suas atividades profissionais e pessoais esse ingrediente essencial chamado Inovação.
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: