Tuesday, October 4, 2016

Resumo da Viagem aos Estados Unidos - MBA Executivo Internacional



Entre dias 11 e 16 de setembro, a turma do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA viveu nos Estados Unidos, em Nashville e Memphis, uma jornada acadêmica intensa, estimulante e agregadora de valor. Para aquecer a temporada, começamos com uma visita à destilaria da Jack Daniel's, empresa que está celebrando 150 anos de história e que recebe 300 mil pessoas por ano para conhecer o processo de fabricação do famoso whisky do Tennessee.
Ambientação realizada, a jornada de aulas na Vanderbilt University começou no dia seguinte, na segunda, com o professor David Owens. Seu tema? A “Inovação para Vantagem Competitiva”, conteúdo abordado de maneira dinâmica e provocativa, desafiando o grupo. Para completar o dia, realizamos um passeio guiado pelo câmpus, seguido de um coquetel no Centro de Estudos Latino Americano, junto com os alunos da graduação que estavam participando da Brazil Week.
A terça-feira chegou com mais aulas, desta vez a cargo dos professores Brian McCann e Brian Griffith que abordaram, respectivamente, os temas “Strategy and Decision Making” e “Leading Teams”. Na quarta, as turmas do MBA Executivo Internacional e da graduação se encontraram novamente, desta vez em classe, para a aula do professor Mark Cannon, que falar sobre a importância do Coaching.
Ainda na quarta, embarcamos para Memphis. Lá, depois de um gostoso jantar no BB King’s, a “casa do blues”, como o estabelecimento se define, e do tradicional churrasco local. Em seguida, partimos para o principal ponto de nossa programação na cidade: a vista à FEDEX, a megacorporação americana de remessa expressa de correspondência, documentos, objetos e serviços de logística. Lá assistimos a uma apresentação de Beth Talbert, Global Strategic Portfolio Manager, e, durante a noite e madrugada, acompanhamos o complexo e fascinante processo do hub local – da recepção ao embarque das encomendas nos aviões da FEDEX, no aeroporto de Memphis.
Na quinta, de volta a Nashville, visita a mais uma organização que se destaca por suas práticas e estratégias diferenciadas: a fábrica da Nissan, conhecida nos Estados Unidos pelos seus altos índices de produtividade.
Encerrando a intensa e inspiradora jornada, tivemos aula na Owen School, na Vanderbilt, com o professor Ranga Ramanujam, que discorreu sobre “Leadership in Action”.
Na tarde do dia 16, nosso grupo do MBA Executivo Internacional embarcou para o Brasil com os certificados da Vanderbilt na bagagem e um valioso ativo intangível: novos conhecimentos e vivências internacionais que ficam para sempre inscritos em suas trajetórias pessoais e profissionais.
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: