Wednesday, August 10, 2016

Depoimento de Alexandre Latorre - Gerente do Negócio Agro da Basf

Para muita gente, mudanças na vida profissional são motivos de insegurança e incertezas. Esse não é o caso de Alexandre Latorre, que sempre as encarou com entusiasmo. Aluno da Turma 4 do Americas MBA do Profuturo FIA, Alexandre é atualmente gerente do Negócio Agro da Basf para a Região América Central e Caribe e membro do Conselho de Diretores Regionais. Com quase 20 anos de empresa, ele conta como o curso foi “uma formidável fonte de inspiração e suporte” quando da criação da estratégia regional da Divisão Agro para 2025 e como os aprendizados e experiências do MBA continuam sendo valiosos em sua rotina de atividades. Confira o depoimento de Alexandre.
"Minha carreira profissional é marcada por uma constante que, para muitos profissionais, são motivos de incertezas e insegurança: claro que estou falando de mudanças! Sou formado em Engenharia Mecatrônica, com pós-graduação em Logística Empresarial. Trabalho na empresa química alemã Basf desde 1997. Logo no início, dei-me conta de que queria mesmo era conviver com as decisões de negócios, interagir com clientes, criar estratégias e ser responsável por projetos.
Em 2004, recebi um convite da Divisão de Proteção de Cultivos para assumir a área de Inteligência de Mercado. Era a oportunidade de entrar para o mundo dos negócios. Naquela época, o setor agrícola no Brasil estava começando a engrenar. Depois de 10 anos do Plano Real e com diversos mecanismos de suporte do governo federal, a agricultura estava decolando.
Na carona do desenvolvimento agrícola, em 2006 o Brasil iniciou uma corrida pelo biodiesel. Após quase dois anos e meio como responsável de Inteligência de Mercado, recebi o desafio de liderar o projeto de estruturar um novo modelo de negócios para a Basf. Era uma ideia simples e poderosa. Existiam vantagens econômicas suficientes para transformar um saco de 60 quilos de soja em biodiesel.
Resultado do projeto: convite para assumir a Gerência de Marketing no México. Era meu primeiro desafio internacional. Claramente, por mais que você pense que estar preparado, uma delegação internacional apresenta uma realidade de desafios ao status quo. É uma experiência única e transformadora. Aprendi muito com meus acertos e erros desse período.
Em 2010, após dois anos e meio no México, tive a oportunidade de voltar para o Brasil, mas não para São Paulo, de onde sou natural. O convite foi para assumir a regional de vendas em Porto Alegre. Experimentar o mundo de vendas é de fundamental importância. O contato com clientes cria uma sensibilidade para entender o mercado. Tive o privilégio de liderar um grupo de vendas excepcional e, juntos, desenvolvemos maneiras inovadoras de acessar o mercado. Com nossas experiências acumuladas, alcançamos 30% de participação no mercado de arroz, recorde em um segmento superconcorrido.
No final de 2012, regressei à matriz como gerente sênior de planejamento estratégico. Mais um grande desafio! Eu estava acostumado a ver o resultado de decisões tomadas em um curto espaço de tempo. Em vendas é assim. Logo de entrada, meu primeiro projeto foi a nova estratégia 2025 da Divisão Agro para a região. Tratava-se de coletar dados e analisá-los a fim de identificar padrões que indicassem mudanças no contexto do mercado e, principalmente, decidir onde deveríamos investir.
Desse trabalho surgiu o conceito de Industry Team, com um enfoque mais atento às cadeias produtivas integrais. Considerando estrutura de negócios e processos, criamos uma proposta estratégica de como acessar essa oportunidade. Nesse momento, comecei o Americas MBA do Profuturo FIA, uma decisão que vinha cultivando desde minha volta ao Brasil. O curso, no mesmo momento da criação da estratégia 2025, foi uma formidável fonte de inspiração e suporte.
Em outubro de 2015, iniciei uma nova etapa na companhia. Recebi o convite para assumir a Gerência do Negócio de Agro para a Região América Central e Caribe – mais um excelente desafio para continuar a colocar em prática tudo que pude aprender em minhas experiências anteriores e, principalmente, no Americas MBA."
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: