Friday, August 26, 2016

Um Olhar Para o Futuro - O Debate Entre os Professores

Num mundo globalizado, de rápidas transformações e competição crescente, as organizações precisam de executivos preparados para gerir os negócios com visão estratégica, capazes de compreender a dinâmica dos ambientes interno e externo e com conhecimentos que lhes permitam combinar todos os elementos que fazem a diferença para realizar os objetivos do negócio. E, se o mundo se transforma, mudam também o perfil dos executivos, sua forma de gerenciar a carreira e o que eles buscam num MBA: uma combinação de conceitos e conhecimentos teóricos, aplicações práticas, vivências multiculturais e multiprofissionais, troca de ideias e experiências, além de networking. O Executivo do Futuro foi tema de um debate de professores do Profuturo FIA, cujos principais pontos foram reproduzidos no livro “Escola de Líderes”, publicado por ocasião dos 20 anos do MBA Executivo Internacional. São algumas dessas reflexões que resgatamos a seguir:
“O executivo está cada vez mais pensando no que ele quer, no seu objetivo de vida e de carreira. Ao mesmo tempo em que deseja ser presidente de empresa, quer conciliar isso com a vida pessoal. O contexto externo continua importante, mas o aspecto pessoal tem aparecido com maior intensidade agora e acho que vai se fortalecer. Não podemos esquecer que o aluno chega aqui no MBA como especialista, mas busca expandir os horizontes, obter a visão sistêmica de negócios.”
Professor Daniel Estima de Carvalho
“Temos visto o profissional assumindo a responsabilidade pela própria formação (...). O executivo demonstra estar consciente de que não pode esperar que a área de Recursos Humanos o prepare para um contexto externo de crescente globalização e competição entre as empresas. Ele vem buscar conosco as competências que nem a faculdade nem a experiência profissional conseguem suprir.”
Professora Renata Giovinazzo Spers
“Muitos alunos nem querem a ajuda financeira da empresa. Querem preservar certa independência. E, quando estão aqui no MBA, acabam criando um networking muito forte, elevando suas chances de mudar para um emprego melhor. Há 20 anos (...) o MBA era um diferencial estratégico para as companhias. Hoje o MBA é um atributo para o profissional ser considerado no jogo.”
Professor Leandro Morilhas
“Há no mercado global oportunidades que se abrem tanto para as empresas quanto para os profissionais. O fato de o executivo assumir seu planejamento de carreira no médio e longo prazo o deixa com essa moeda de troca. É claro que controlamos apenas uma parte da carreira – a outra depende do acaso. Só que é preciso dar uma chance a esse acaso (...). O MBA é uma oportunidade de ampliar a visão. Isso é ainda mais importante num curso aberto, que recebe pessoas de empresas, setores e regiões diferentes.”
Professor Nelson Yoshida
“Pensamento estratégico é uma competência que outros cursos não têm, pois discutem sempre as disciplinas separadamente: Finanças, Operações, etc. Nós oferecemos uma visão estratégica para a gestão de negócios. As empresas estão carentes de profissionais que pensem estrategicamente (...). Na verdade, vejo o MBA Executivo Internacional como um curso de empreendedorismo, porque o aluno vai entender de estratégia, de gente, estudar a razão pela qual a empresa existe...”
Professor Carlos Honorato
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: