Friday, September 16, 2016

MBA FIA Women Networking - Meninas Superpoderosas


Além de importantes conhecimentos, vivências e experiências, as viagens internacionais do MBA do Profuturo FIA podem gerar iniciativas surpreendentes, com propósitos que ultrapassam as fronteiras do curso. É o caso da criação do “MBA FIA Women Networking”, um grupo formado por nove alunas de nossos cursos que decidiram se unir para refletir e trocar experiências sobre o empoderamento feminino e os desafios que o mundo corporativo reserva para elas. Com boas razões e uma dose de bom-humor, elas se autodenominam “as meninas superpoderosas”.
Alunas de diferentes modalidades e turmas dos MBAs do Profuturo FIA, o que mais as aproximou foram as viagens dos módulos internacionais que fizeram juntas. Em fevereiro de 2016, na viagem de estudos internacionais na Índia, surgiram debates e longas conversas motivadas pela desvalorização do sexo feminino na cultura indiana e a falta de segurança para as mulheres testemunhada pelo grupo. Foi então que Caroline Carpenedo, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Gerente Corporativa de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas da Gerdau, resolveu dividir uma ideia que já queria colocar em prática há algum tempo: criar um grupo em prol do empoderamento feminino. Um grupo para a troca de experiências sobre os desafios das carreiras femininas, estereótipos e inverdades sobre o tema, competição, preconceitos, balanceamento entre vida profissional e pessoal, etc. O intuito era também auxiliar outras mulheres, que estão no começo do desenvolvimento profissional, a se prepararem para tornarem-se lideranças num mundo corporativo com viés de gênero.
“O incentivo à carreira e ao desenvolvimento profissional das mulheres deve começar pelas próprias mulheres, que precisam estar atentas para evitar a autossabotagem do gênero e buscar umas nas outras – e também nos homens – exemplos de força, determinação e disciplina. Além disso, as mulheres devem se sentir seguras em ocupar as mais altas posições hierárquicas, sem limitações para estarem na cabeceira das mesas das reuniões. Baseadas nessa crença, passamos a sustentar o lema We have to take care of each other”, conta Juliana Mazza Reis, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Gerente Sênior de Novos Negócios na Eurofarma Laboratórios Farmacêuticos.
Angelina Loureiro, ex-aluna da Turma 43 do MBA Executivo Internacional e Head de Finanças para a Divisão de Serviço ao Consumidor da Ford na América do Sul, teve a iniciativa de criar o grupo “MBA FIA Women Networking” no WhatsApp. A adesão foi geral e unânime. O tema interessou a todas e cada uma vem, desde então, contribuindo com sua experiência profissional e de vida de variadas formas que se complementam. “Percebemos que tínhamos muita afinidade e experiência para trocar. Cada uma de um jeito, com estado civil e profissões diferentes. Mas o mais importante é que nos sentíamos bem umas com as outras. Queríamos estar juntas. Assim criamos um propósito e fomos nos sentindo cada vez mais acolhidas no grupo, trocando experiências. Tem sido muito bom, porque, ao mesmo tempo em que aprendemos umas com as outras, também estamos em um grupo no qual podemos ser autênticas. We take care of each other", diz Angelina.
“Percebemos na pele que os estereótipos não acurados levam a julgamentos e tomadas de decisão nas empresas que prejudicam as mulheres”, observa Simoni Pereira, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Finance & Adm. Manager na Talenses.
A mulher tem participado cada vez mais do mundo corporativo, ocupando posições importantes, com cargas horárias de trabalho muito extensas. Há um crescente número de mulheres que viajam com frequência a trabalho e que, muitas vezes, aceitam posições em outros países, como Rosalba Pantoja, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Director Quality Assurance & Quality Control na Eurofarma Laboratórios Farmacêuticos.
Com reconhecimento profissional, independência financeira e uma autonomia que até pouco tempo eram exclusividades masculinas, as mulheres modernas vivem um dilema quando decidem engravidar: como conciliar a carreira com a maternidade e a disponibilidade para cuidar da família? É um dilema pessoal, mas que atinge todas as executivas mais cedo ou mais tarde. A experiência e os depoimentos sobre o tema de Angelina Loureiro, Salete Beltrão, ex-aluna da Turma 4 do International MBA Part Time e HR Director na Thales, e Marieta Teles, aluna da Turma 47 do MBA Executivo Internacional e Gerente Nacional de Customer Service na JBS Bovinos in Natura, são de inestimável valor.
“Rotineiramente, nos encontramos em situações de conflito no âmbito profissional. A maternidade me ensinou a ser mais acolhedora nesses momentos, tratando esses assuntos com cautela e proatividade ao mesmo tempo. Se somos persistentes, quando mães nos tornamos mais ainda”, afirma Marieta.
Os primeiros encontros das “meninas superpoderosas” foram marcados para aproximação e organização da pauta e das agendas. Com encontros regados a vinho e descontração, e recheados de depoimentos e confidências, o grupo foi se tornando mais do que MBA FIA Women Networking e passou para o patamar de amizade.
“Assim como cultura e conhecimento, a amizade é um bem que não se pode comprar ou vender e, no entanto, ela enriquece a vida de quem a tem como poucas coisas na vida podem fazer. Cada novo amigo que fazemos nos aperfeiçoa, enriquece e fortalece. Juntas somos mais fortes”, destaca Renata Vilela, ex-aluna da Turma 7 do International MBA Part Time e Sócia da Guaibe Soluções em Engenharia.
“Foi um encontro interessante e gratificante. A mulher hoje vive em constante pressão, interna e externamente, para ser tratada como igual. Mas realmente não somos iguais aos homens. Temos características e qualidades diferentes, porém complementares. Por isso é tão importante que haja espaço, respeito e valorização equiparada aos gêneros no mundo corporativo. Dentre tudo o que os MBAs do Profuturo FIA agregaram para cada uma de nós, esse grupo é um dos ativos mais importantes. Poder trocar ideias e testemunhar os desafios e conquistas dessas “super” mulheres na vida pessoal e profissional é uma oportunidade imensurável”, afirma Renata Paulella, ex-aluna da Turma 7 do International MBA Part Time e Sócia fundadora da LR Investimentos. “Nem sempre vamos conseguir estar juntas e, por vezes, tomaremos caminhos diferentes. Mas a nossa amizade iniciada na FIA sempre será o nosso território comum”, conclui ela.
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: