Friday, September 16, 2016

Professores Notáveis - Luís Fernando A. Guedes


No MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, Luís Fernando A. Guedes já esteve dos “dois lados do balcão”. Entre 2006 e 2007 foi aluno do curso. Um ano depois, assumiu como professor. Desde então, compartilha com os alunos do MBA e pós-MBA os conhecimentos advindos de sua sólida formação acadêmica e de mais de duas décadas de experiência em empresas como Google, Telefônica, Embratel e NEC do Brasil. Formado em Engenharia de Computadores pela FEI, com especialização em Telecomunicações pela mesma escola, o professor tem mestrado em Administração de Empresas pela FGV e doutorado nas mesma área pela FEA-USP, além do MBA no Profuturo FIA. Com vários artigos acadêmicos publicados no Brasil, Estados Unidos, Egito e Venezuela, o professor Luís Guedes também é revisor de diversas publicações do Brasil e do exterior. Atualmente, atua como palestrante e consultor nas áreas de inovação, criatividade e gestão tecnológica, mesmo foco de suas aulas no MBA Executivo – um curso que o encantou como aluno e que, hoje, gera “satisfação e orgulho de ser professor”, como ele conta no depoimento que você confere a seguir.
"Ao sair da faculdade de engenharia, no longínquo ano de 1995, estava, a despeito de cansado pela jornada dura, muito motivado a aplicar o conhecimento e me capacitar para assumir grandes responsabilidade em empresas vencedoras. Mirar alto, aprendi logo, é uma estratégia vencedora – "o futuro constrói o presente" me diria um professor lá em 2002...
O boom das privatizações em telecom motivou a primeira pós-graduação, e a vontade de me preparar para voos mais altos me levou em seguida ao curso de mestrado em Administração na FGV, ao mesmo tempo em que ocupava a Gerência de Relacionamento com Operadoras na Embratel. O conhecimento adquirido no mestrado abriu as portas para um grande salto na minha carreira, para a Superintendência de Inteligência de Mercado na Telefônica, posto que ocupei com muito orgulho por mais de quatro anos. Nesse período, a companhia desenvolveu um programa piloto e ofereceu a sete executivos a possibilidade de fazer MBA em uma entre quatro instituições e, sendo um dos selecionados para esse programa, escolhi o MBA Executivo Internacional da FIA. A surpresa positiva começou logo nos primeiros dias, e levo até hoje o encantamento e exemplo de professores e colegas de turma com os quais convivi (e convivo ainda hoje).
Depois do MBA Executivo Internacional, decidi, com apoio fundamental da minha família (sem a qual não daria um passo), enfrentar a maratona do Doutorado em Administração na FEA-USP. Foram mais quatro anos intensos, mas incrivelmente estimulantes... No percurso, ainda fui convidado e rapidamente aceitei a posição de Head de Planejamento Financeiro para América Latina no Google. A experiência foi sensacional. A resposta que dou para a pergunta: "a empresa é tudo isso mesmo que dizem?" é sempre a mesma: sim. Essa empresa é incrível, até onde pude ver, e tem tudo para mudar o mundo. Tenho profundo respeito e admiração pelos profissionais que conheci lá. Sou hoje um profissional muito melhor do que era quando entrei, não tenho dúvida.
Hoje, divido meu tempo como professor da FIA (entre diversos cursos, tenho a satisfação e a honra de ser professor de inovação do MBA Executivo Internacional) e como palestrante e consultor nas áreas de inovação, criatividade e gestão tecnológica. O tempo que fiz aparecer na minha agenda é preenchido por trabalho concentrado, convivência com minha família, esporte e troca de ideias com muitos e queridos amigos. Descobri que dinheiro é tempo."
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: