Friday, September 16, 2016

Professores Notáveis - Joel Souza Dutra


Com mestrado pela FGV e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da USP, Joel Souza Dutra é um expert em temas relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas, foco das consultorias que presta às principais empresas do país, de inúmeros livros e artigos publicados e também das aulas da disciplina Recursos Humanos e Carreira que ministra no MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, curso que ele destaca pelo pioneirismo e que define como um “balizador do mercado”. Segundo o professor Joel, que também é livre-docente da FEA USP, um dos diferenciais do MBA do Profuturo FIA é “a capacidade de reunir professores que estão pesquisando o contexto brasileiro e mundial, mas também estão conectados com as práticas das organizações”. Confira abaixo o depoimento do professor Joel publicado originalmente no livro Escola de Líderes.
“O MBA Executivo Internacional (do Profuturo FIA) praticamente inaugurou uma oferta desse tipo de curso no Brasil, e, desde então, tem atuado como um balizador para o mercado. Seu surgimento se dá no momento em que o Brasil, a partir dos anos 90, passa a operar em um ambiente competitivo, de economia de mercado. Até então, as empresas eram administradas por técnicos ou um empreendedor que não necessitava dominar técnicas de gestão. 

Quando o mercado passa a exigir habilidade de liderança e competências para agregar valor ao negócio em um ambiente competitivo, os executivos descobrem que precisam voltar para os bancos escolares. O MBA Executivo se inseriu nesse ambiente de maior competitividade, de globalização, e foi o primeiro a estruturar um intercâmbio regular com outros países.
Outro diferencial é a capacidade de reunir professores que estão pesquisando o contexto brasileiro e mundial, mas também estão conectados com as práticas das organizações. Creio que essa deva ser a melhor postura para o futuro.”
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

No comments: