Friday, September 16, 2016

Ebru Semizer no Tedex


Ebru Semizer, aluna da Turma 48 do MBA Executivo do Profuturo FIA, será uma das participantes do TEDxFranca, que acontece amanhã (17/09/16), entre 14h00 e 20h00. Sua apresentação focará um dos aspectos da cultura brasileira que ela considera mais fascinantes: o espírito do Carnaval. Para o público inscrito no evento eletrônico, será uma oportunidade imperdível para encarar o assunto de maneira inusitada – sob o prisma de uma profissional cosmopolita que tenta enxergar como o espírito de Carnaval pode ser utilizado no dia a dia do mundo corporativo.
Formada em Administração de Empresas e com mestrado em Marketing, Ebru nasceu em Istambul (Turquia). Antes de vir para São Paulo, onde trabalha na Mercedes-Benz do Brasil como gerente sênior de Market Intelligence Trucks and Buses, morou na Alemanha e Costa Rica.
Mais informações sobre o TEDxFranca e seus palestrantes podem ser encontradas em https://www.ted.com/tedx/events/16532. Mas as inscrições para esta edição do evento já estão encerradas.
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Depoimento Pessoal - Nátaly Dauer


Trabalhando atualmente na Alemanha como gerente sênior de Advertiser Accounts da AppLift, empresa que atua na área de mobile marketing, Nátaly Dauer, aluna da Turma 6 do Americas MBA, vem dando passos firmes rumo aos seus objetivos de carreira. Formada em Letras pela USP, ela acumula experiência em empresas como Google, Twiter e UOL. Ao longo desse percurso profissional que acabou levando-a para Berlim, Nátaly sempre acreditou que é preciso “saber traçar metas e fazer as escolhas certas” – uma delas foi a decisão de cursar o MBA do Profuturo FIA, como ela conta no depoimento a seguir.
“Grande parte do nosso sucesso é saber traçar metas e fazer as escolhas certas. Se você sabe para onde quer ir, o caminho se torna mais fácil. Esse é o mindset que eu carrego para a minha carreira e que, até hoje, me permitiu chegar onde estou e realizar minhas aspirações, como a de agora estar trabalhando na Alemanha. Uma das minhas decisões mais importantes foi a de cursar o Americas MBA do Profuturo FIA que, mais do que o aprendizado curricular em si, me trouxe um conhecimento sem preço sobre como trabalhar e interagir com outras culturas, a oportunidade de estudar em universidades internacionais de renome e a possibilidade de desenvolver um projeto de conclusão junto a uma grande empresa brasileira – um desafio real e que pudemos ver os resultados e a satisfação do CEO logo após a entrega.”
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Professores Notáveis - Luís Fernando A. Guedes


No MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, Luís Fernando A. Guedes já esteve dos “dois lados do balcão”. Entre 2006 e 2007 foi aluno do curso. Um ano depois, assumiu como professor. Desde então, compartilha com os alunos do MBA e pós-MBA os conhecimentos advindos de sua sólida formação acadêmica e de mais de duas décadas de experiência em empresas como Google, Telefônica, Embratel e NEC do Brasil. Formado em Engenharia de Computadores pela FEI, com especialização em Telecomunicações pela mesma escola, o professor tem mestrado em Administração de Empresas pela FGV e doutorado nas mesma área pela FEA-USP, além do MBA no Profuturo FIA. Com vários artigos acadêmicos publicados no Brasil, Estados Unidos, Egito e Venezuela, o professor Luís Guedes também é revisor de diversas publicações do Brasil e do exterior. Atualmente, atua como palestrante e consultor nas áreas de inovação, criatividade e gestão tecnológica, mesmo foco de suas aulas no MBA Executivo – um curso que o encantou como aluno e que, hoje, gera “satisfação e orgulho de ser professor”, como ele conta no depoimento que você confere a seguir.
"Ao sair da faculdade de engenharia, no longínquo ano de 1995, estava, a despeito de cansado pela jornada dura, muito motivado a aplicar o conhecimento e me capacitar para assumir grandes responsabilidade em empresas vencedoras. Mirar alto, aprendi logo, é uma estratégia vencedora – "o futuro constrói o presente" me diria um professor lá em 2002...
O boom das privatizações em telecom motivou a primeira pós-graduação, e a vontade de me preparar para voos mais altos me levou em seguida ao curso de mestrado em Administração na FGV, ao mesmo tempo em que ocupava a Gerência de Relacionamento com Operadoras na Embratel. O conhecimento adquirido no mestrado abriu as portas para um grande salto na minha carreira, para a Superintendência de Inteligência de Mercado na Telefônica, posto que ocupei com muito orgulho por mais de quatro anos. Nesse período, a companhia desenvolveu um programa piloto e ofereceu a sete executivos a possibilidade de fazer MBA em uma entre quatro instituições e, sendo um dos selecionados para esse programa, escolhi o MBA Executivo Internacional da FIA. A surpresa positiva começou logo nos primeiros dias, e levo até hoje o encantamento e exemplo de professores e colegas de turma com os quais convivi (e convivo ainda hoje).
Depois do MBA Executivo Internacional, decidi, com apoio fundamental da minha família (sem a qual não daria um passo), enfrentar a maratona do Doutorado em Administração na FEA-USP. Foram mais quatro anos intensos, mas incrivelmente estimulantes... No percurso, ainda fui convidado e rapidamente aceitei a posição de Head de Planejamento Financeiro para América Latina no Google. A experiência foi sensacional. A resposta que dou para a pergunta: "a empresa é tudo isso mesmo que dizem?" é sempre a mesma: sim. Essa empresa é incrível, até onde pude ver, e tem tudo para mudar o mundo. Tenho profundo respeito e admiração pelos profissionais que conheci lá. Sou hoje um profissional muito melhor do que era quando entrei, não tenho dúvida.
Hoje, divido meu tempo como professor da FIA (entre diversos cursos, tenho a satisfação e a honra de ser professor de inovação do MBA Executivo Internacional) e como palestrante e consultor nas áreas de inovação, criatividade e gestão tecnológica. O tempo que fiz aparecer na minha agenda é preenchido por trabalho concentrado, convivência com minha família, esporte e troca de ideias com muitos e queridos amigos. Descobri que dinheiro é tempo."
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Profuturo FIA em Porto



Depois de vencer a seleção interna, quatro alunos da graduação da FIA se preparam para uma nova disputa, desta vez em âmbito internacional: eles integram o time da FIA que participará da 2ª edição do University of Porto Internacional Case Competition, em Portugal, entre os dias 16 e 21 de outubro. Com inscrição e estada patrocinadas pelo Profuturo FIA, o grupo entrará em campo na competição de resolução de casos de negócios ao lado de estudantes de prestigiadas escolas do Canadá, Estados Unidos, China, Líbano, Portugal e outros países europeus. Único representante da América Latina, o nosso time será acompanhado pela professora Samantha Mazerro, que desempenhará a função de coach.
Para chegar ao Porto International Case Competition, “os craques” da graduação da FIA tiveram de superar outros 32 alunos inscritos para a seleção interna, promovida em setembro. Todos foram desafiados a analisar e resolver, em apenas noventa minutos, um caso de alta complexidade. Depois, tiveram 15 minutos para apresentar suas proposições e mais 5 minutos para uma sessão de perguntas e respostas, sob o criterioso olhar da banca formada por professores do Profuturo FIA, incluindo seu diretor, o professor James Wright.
Os vencedores foram: Luiza Gouveia Azevedo Campos, Luiz Augusto Paiva, Isabela Medeiros e Gustavo Vargas. Confira o perfil dos integrantes do nosso time:
Luiza Gouveia Azevedo Campos: com 21 anos de idade, ela é aluna do 4º semestre do curso de Administração da FIA. Nascida e criada em São Paulo, Luiza se destaca pela dedicação, criatividade e atitude proativa. Assertiva, está sempre em busca de novas experiências para se desenvolver e ver o mundo sob diferentes perspectivas. É uma pessoa focada e dona de um forte espírito de equipe.
Luiz Augusto Paiva: aluno do 6º semestre da graduação da FIA, ele se sobressai por seu perfil profissional impecável, a despeito da pouca idade, 20 anos. Atuando na General Eletric desde 2015, Luiz tem como objetivo de carreira continuar trabalhando em finanças e crescer nessa área. Entre suas características marcantes, destacam-se o dinamismo, a confiança, o comprometimento, a competência e o senso de organização.
Isabela Medeiros: aos 20 anos, a aluna do 4º semestre projeta construir uma carreira no setor financeiro de uma organização global. Paulistana, ela tem como principais atributos dedicação, objetividade, dinamismo e valioso espírito de equipe. Isabela acredita que o trabalho duro é o caminho para atingir seus objetivos e se diz sempre pronta para encarar um desafio profissional.
Gustavo Vargas: jovem e determinado estudante do segundo semestre, ele nasceu na Carolina do Norte (EUA), onde desenvolveu aptidões e competências esportivas na USAF ROTC. Gustavo, ou Gus, como é conhecido entre os colegas, orgulha-se do forte senso de liderança, empatia e cooperação. Merece destaque também sua capacidade de se adaptar a situações novas e complexas, mantendo a calma e o empenho em descobrir soluções claras e objetivas para aquilo que parece insolúvel.
Coach: professora do Profuturo FIA, Samantha Mazzero é mestre em Administração pela FEA-USP, onde, atualmente, também desenvolve sua pesquisa de doutorado. Graduada em Matemática pela USP, ela possui MBA em Marketing pela FIA e em Gestão Estratégica e Financeira de Empresas pela FGV. Docente de cursos de pós-graduação desde 2008, sua experiência profissional inclui mais de 16 anos de atuação em indústria farmacêutica, na área de Inteligência de Mercado e Marketing.
Desejamos muito sucesso a vocês!
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Professores Notáveis - Joel Souza Dutra


Com mestrado pela FGV e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da USP, Joel Souza Dutra é um expert em temas relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas, foco das consultorias que presta às principais empresas do país, de inúmeros livros e artigos publicados e também das aulas da disciplina Recursos Humanos e Carreira que ministra no MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, curso que ele destaca pelo pioneirismo e que define como um “balizador do mercado”. Segundo o professor Joel, que também é livre-docente da FEA USP, um dos diferenciais do MBA do Profuturo FIA é “a capacidade de reunir professores que estão pesquisando o contexto brasileiro e mundial, mas também estão conectados com as práticas das organizações”. Confira abaixo o depoimento do professor Joel publicado originalmente no livro Escola de Líderes.
“O MBA Executivo Internacional (do Profuturo FIA) praticamente inaugurou uma oferta desse tipo de curso no Brasil, e, desde então, tem atuado como um balizador para o mercado. Seu surgimento se dá no momento em que o Brasil, a partir dos anos 90, passa a operar em um ambiente competitivo, de economia de mercado. Até então, as empresas eram administradas por técnicos ou um empreendedor que não necessitava dominar técnicas de gestão. 

Quando o mercado passa a exigir habilidade de liderança e competências para agregar valor ao negócio em um ambiente competitivo, os executivos descobrem que precisam voltar para os bancos escolares. O MBA Executivo se inseriu nesse ambiente de maior competitividade, de globalização, e foi o primeiro a estruturar um intercâmbio regular com outros países.
Outro diferencial é a capacidade de reunir professores que estão pesquisando o contexto brasileiro e mundial, mas também estão conectados com as práticas das organizações. Creio que essa deva ser a melhor postura para o futuro.”
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Viagem de Estudos aos Estados Unidos - MBA Executivo Internacional e FIA Graduação


Os alunos do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, que chegam neste domingo a Nashville (EUA) junto com os colegas da Graduação da FIA, iniciam na segunda-feira a programação de estudos com renomados professores da Vanderbilt University, que se estende até a sexta, 16 de setembro.
Especialista em inovação e desenvolvimento de novos produtos, o professor David Owens – que além da formação acadêmica carrega no currículo serviços de consultoria e design de produtos para organizações como a Nasa, The Smithsonian, Alcatel, Tetra Pak, Cisco, Daimler Benz, Apple e Dell – abordará o tema “Inovação e Vantagem Competitiva”. Já o professor Brian McCann, que se dedica ao estudo de assuntos relacionados a gestão estratégica e empreendedorismo, falará sobre “Estratégia & Tomada de Decisão”.
O tema Pessoas será foco das palestras de dois professores do Departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Vanderbilt. O professor Brian Griffith, que estuda os mecanismos de aprendizado e desenvolvimento de pessoas, abordará a “Liderança de Times”; enquanto “Coaching” será o tema do professor Mark Cannon, que se dedica a estudos sobre barreiras ao aprendizado adulto e como superá-las e sobre a habilidade de grupos e organizações aprenderem com os erros.
As visitas a empresas são outro ponto alto da agenda de atividades dos nossos alunos do MBA Executivo Internacional. Eles estarão no Fedex, a megacorporação norte-americana de serviços de logística e remessa expressa de correspondência, documentos e objetos, onde assistirão à apresentação de Beth Talbert sobre Gestão Estratégica do Portfólio Global; e na indústria automobilística Nissan, onde assistirão à apresentação de Stacie Staton, especialista de Serviços de RH da empresa.
A programação se encerra com a palestra do professor de gestão da Vanderbilt Ranga Ramanujam, que falará sobre Liderança em Ação, abordando questões relevantes como o papel da liderança nas organizações, comunicação e processos de aprendizado. Depois do almoço, na própria universidade, será hora de arrumar as malas para a viagem de volta ao Brasil, trazendo, mais do que as roupas e objetos, conhecimentos e vivências que, certamente, os enriqueceram pessoal e profissionalmente.
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Depoimento Pessoal - Fábio Marques Ferreira


Fábio Marques Ferreira foi aluno da Turma 35 do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, formado em 2010. Seis anos depois, olhando em retrospectiva, ele destaca como o curso foi importante para abrir novas possibilidades em sua carreira. “O MBA me deu a visão internacional e a inspiração que hoje me permite atuar numa empresa global de grande porte”, diz Fábio, que hoje é Managing Director da Bonprix, empresa do grupo alemão Otto, que atua no segmento de moda pela internet. Leia a integra do seu depoimento.
"Sou graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Engenharia de Software pela Unicamp. Fui aluno da Turma 35 do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, tendo me formado em 2010.
Tenho 15 anos de experiência em comércio eletrônico, com passagens em nível gerencial pelo Grupo Martins, em Minas Gerais; Lojas Colombo, no Rio Grande do Sul, e Rede Angeloni, em Santa Catarina. Atualmente sou Managing Director da Bonprix no Brasil. A Bonprix é uma das empresas do Grupo Otto, da Alemanha, presente em 28 países. Atuamos no segmento de moda feminina, no varejo online, e estamos baseados em Blumenau.
A preparação que tive no MBA do Profuturo FIA abriu muitas possibilidades para minha carreira. O curso me deu a visão internacional e a inspiração que hoje me permite atuar numa empresa global de grande porte.
Após mais de seis anos da minha passagem pelo Profuturo FIA, chegou a hora de dar um novo passo nos estudos. Estou aplicando em um programa de pós-graduação em Estratégia, na Universidade de Oxford. É um curso que tenho em mente há alguns anos. O formato me permite fazê-lo a distância, uma vez que são apenas quatro semanas presenciais, sendo uma por trimestre." Parabéns Fábio!
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Talentos da Casa - Paloma Cristina


Com apenas 19 anos, Paloma Cristina da Silva Correia é a segunda profissional mais jovem da nossa equipe. Mas, apesar da pouca idade, já acumula mais de três anos de Profuturo FIA, onde começou após um estágio de seis meses no Programa Menor Aprendiz. Hoje, entre outras atividades, ela responde pelo controle de alocação de recursos materiais e pelo atendimento a alunos, ex-alunos, professores e prestadores de serviços. Confira o relato de Paloma sobre sua história profissional.

“Com apenas 15 anos, iniciei minha carreira profissional na FIA, onde fui aprovada no processo seletivo do Programa Menor Aprendiz. Realizei estágio durante seis meses nos setores jurídico/relacionamento, onde desenvolvi diferentes habilidades, como iniciativa, comprometimento e bom relacionamento com a equipe. Conforme as regras desse estágio, era necessário realizar um rodízio de setores e foi dessa forma que eu conheci o Profuturo. Assim, estagiei também no núcleo didático/financeiro, incorporando novas habilidades, como ser persistente, independente e ter autoconfiança.
Isso tudo contribuiu para a minha contratação como membro efetivo da equipe. Hoje, aos 19 anos, sou responsável pelo controle de alocação de recursos materiais, serviços de buffet, instalações, equipamentos de audiovisual, frequências, notas, acompanhamento de provas e trabalhos, além de fazer o atendimento a alunos, ex-alunos, professores e prestadores de serviços.
Na equipe, realizamos constantes treinamentos para ter uma visão geral dos processos e melhorar outros serviços, além de cultivar o ótimo relacionamento com o time.
Agradeço ao Prof. James Wright pela oportunidade de trabalho e pelo aprendizado.”

Conheça mais sobre nossos cursos:www.fia.com.br/executivo

Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba


MBA FIA Women Networking - Meninas Superpoderosas


Além de importantes conhecimentos, vivências e experiências, as viagens internacionais do MBA do Profuturo FIA podem gerar iniciativas surpreendentes, com propósitos que ultrapassam as fronteiras do curso. É o caso da criação do “MBA FIA Women Networking”, um grupo formado por nove alunas de nossos cursos que decidiram se unir para refletir e trocar experiências sobre o empoderamento feminino e os desafios que o mundo corporativo reserva para elas. Com boas razões e uma dose de bom-humor, elas se autodenominam “as meninas superpoderosas”.
Alunas de diferentes modalidades e turmas dos MBAs do Profuturo FIA, o que mais as aproximou foram as viagens dos módulos internacionais que fizeram juntas. Em fevereiro de 2016, na viagem de estudos internacionais na Índia, surgiram debates e longas conversas motivadas pela desvalorização do sexo feminino na cultura indiana e a falta de segurança para as mulheres testemunhada pelo grupo. Foi então que Caroline Carpenedo, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Gerente Corporativa de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas da Gerdau, resolveu dividir uma ideia que já queria colocar em prática há algum tempo: criar um grupo em prol do empoderamento feminino. Um grupo para a troca de experiências sobre os desafios das carreiras femininas, estereótipos e inverdades sobre o tema, competição, preconceitos, balanceamento entre vida profissional e pessoal, etc. O intuito era também auxiliar outras mulheres, que estão no começo do desenvolvimento profissional, a se prepararem para tornarem-se lideranças num mundo corporativo com viés de gênero.
“O incentivo à carreira e ao desenvolvimento profissional das mulheres deve começar pelas próprias mulheres, que precisam estar atentas para evitar a autossabotagem do gênero e buscar umas nas outras – e também nos homens – exemplos de força, determinação e disciplina. Além disso, as mulheres devem se sentir seguras em ocupar as mais altas posições hierárquicas, sem limitações para estarem na cabeceira das mesas das reuniões. Baseadas nessa crença, passamos a sustentar o lema We have to take care of each other”, conta Juliana Mazza Reis, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Gerente Sênior de Novos Negócios na Eurofarma Laboratórios Farmacêuticos.
Angelina Loureiro, ex-aluna da Turma 43 do MBA Executivo Internacional e Head de Finanças para a Divisão de Serviço ao Consumidor da Ford na América do Sul, teve a iniciativa de criar o grupo “MBA FIA Women Networking” no WhatsApp. A adesão foi geral e unânime. O tema interessou a todas e cada uma vem, desde então, contribuindo com sua experiência profissional e de vida de variadas formas que se complementam. “Percebemos que tínhamos muita afinidade e experiência para trocar. Cada uma de um jeito, com estado civil e profissões diferentes. Mas o mais importante é que nos sentíamos bem umas com as outras. Queríamos estar juntas. Assim criamos um propósito e fomos nos sentindo cada vez mais acolhidas no grupo, trocando experiências. Tem sido muito bom, porque, ao mesmo tempo em que aprendemos umas com as outras, também estamos em um grupo no qual podemos ser autênticas. We take care of each other", diz Angelina.
“Percebemos na pele que os estereótipos não acurados levam a julgamentos e tomadas de decisão nas empresas que prejudicam as mulheres”, observa Simoni Pereira, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Finance & Adm. Manager na Talenses.
A mulher tem participado cada vez mais do mundo corporativo, ocupando posições importantes, com cargas horárias de trabalho muito extensas. Há um crescente número de mulheres que viajam com frequência a trabalho e que, muitas vezes, aceitam posições em outros países, como Rosalba Pantoja, aluna da Turma 46 do MBA Executivo Internacional e Director Quality Assurance & Quality Control na Eurofarma Laboratórios Farmacêuticos.
Com reconhecimento profissional, independência financeira e uma autonomia que até pouco tempo eram exclusividades masculinas, as mulheres modernas vivem um dilema quando decidem engravidar: como conciliar a carreira com a maternidade e a disponibilidade para cuidar da família? É um dilema pessoal, mas que atinge todas as executivas mais cedo ou mais tarde. A experiência e os depoimentos sobre o tema de Angelina Loureiro, Salete Beltrão, ex-aluna da Turma 4 do International MBA Part Time e HR Director na Thales, e Marieta Teles, aluna da Turma 47 do MBA Executivo Internacional e Gerente Nacional de Customer Service na JBS Bovinos in Natura, são de inestimável valor.
“Rotineiramente, nos encontramos em situações de conflito no âmbito profissional. A maternidade me ensinou a ser mais acolhedora nesses momentos, tratando esses assuntos com cautela e proatividade ao mesmo tempo. Se somos persistentes, quando mães nos tornamos mais ainda”, afirma Marieta.
Os primeiros encontros das “meninas superpoderosas” foram marcados para aproximação e organização da pauta e das agendas. Com encontros regados a vinho e descontração, e recheados de depoimentos e confidências, o grupo foi se tornando mais do que MBA FIA Women Networking e passou para o patamar de amizade.
“Assim como cultura e conhecimento, a amizade é um bem que não se pode comprar ou vender e, no entanto, ela enriquece a vida de quem a tem como poucas coisas na vida podem fazer. Cada novo amigo que fazemos nos aperfeiçoa, enriquece e fortalece. Juntas somos mais fortes”, destaca Renata Vilela, ex-aluna da Turma 7 do International MBA Part Time e Sócia da Guaibe Soluções em Engenharia.
“Foi um encontro interessante e gratificante. A mulher hoje vive em constante pressão, interna e externamente, para ser tratada como igual. Mas realmente não somos iguais aos homens. Temos características e qualidades diferentes, porém complementares. Por isso é tão importante que haja espaço, respeito e valorização equiparada aos gêneros no mundo corporativo. Dentre tudo o que os MBAs do Profuturo FIA agregaram para cada uma de nós, esse grupo é um dos ativos mais importantes. Poder trocar ideias e testemunhar os desafios e conquistas dessas “super” mulheres na vida pessoal e profissional é uma oportunidade imensurável”, afirma Renata Paulella, ex-aluna da Turma 7 do International MBA Part Time e Sócia fundadora da LR Investimentos. “Nem sempre vamos conseguir estar juntas e, por vezes, tomaremos caminhos diferentes. Mas a nossa amizade iniciada na FIA sempre será o nosso território comum”, conclui ela.
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Início do International MBA Part Time 13




O Profuturo FIA tem o orgulho de anunciar que no dia 02 de setembro tivemos o início oficial do
International MBA Turma 13, que conta com executivos brasileiros e gestores com experiência profissional no exterior. Ministrado em inglês, o curso propicia uma imersão em ambiente multicultural no Brasil, aprimorando os conhecimentos de gestão estratégica dos participantes e impulsionando sua carreira internacional. Uma viagem de estudos aos EUA é parte integrante do curso na modalidade Part Time e Full Time. Já na modalidade Global Studies são oferecidas três imersões inclusas a serem feitas dentre os cinco destinos possíveis: China, Europa, Índia ou EUA (Vanderbilt University ou Vale do Silício).
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo

Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Nossos Prêmios e Reconhecimentos


Qual a única instituição brasileira tem seu MBA listado desde 2004 entre os melhores do mundo no ranking do Financial Times? Qual conquistou três vezes o título de melhor MBA do Brasil pela Você S/A? Acertou quem respondeu Profuturo FIA. Esses são alguns dos vários reconhecimentos nacionais e internacionais que atestam o posicionamento dos nossos MBAs Internacionais como referência de mercado.
A escola é credenciada pela AMBA (Associação dos MBAs), com sede no Reino Unido, o que confere ao título de MBA concedido pelo Profuturo FIA reconhecimento em todo o mundo. No Brasil, tem registro no MEC (Ministério da Educação) e é credenciada pela ANPAD (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação) e ANAMBA (Associação Nacional de MBA).
A abordagem inovadora, a equipe de professores com sólida formação acadêmica e ampla experiência e a metodologia que combina teoria, prática e vivências multiculturais são alguns pilares sobre os quais o Profuturo FIA constrói os diferenciais de seus cursos.
Foram esses diferenciais que levaram, por exemplo, o nosso MBA Executivo Internacional às conquistas citadas no início deste texto. Aliás, em relação ao Executive MBA Ranking do Financial Times, de Londres, vale ressaltar que fomos o primeiro curso 100% brasileiro nessa seleta lista de melhores do mundo.
Já as pesquisas do Executive MBA Council (EUA), abrangendo mais de 90 escolas, apontam um nível de satisfação dos egressos de nossos cursos igual ou superior à média das Top 20 dos Estados Unidos, e um retorno do investimento duas vezes mais rápida que a média internacional, tanto para os alunos como para as empresas patrocinadoras.
O lançamento, em 2008, do International MBA, em inglês, propiciou a conquista do Global Business Education Award 2010, concedido pela revista European CEO com base em pesquisa junto aos seus leitores. Fomos apontados como a mais Inovadora Escola de Negócios da América do Sul, uma conquista inédita para uma instituição brasileira. No International MBA do Profuturo FIA, metade da turma é de alunos brasileiros, e a outra metade é de alunos oriundos de mais de dez países da Europa, América do Norte e Ásia, que ficam por um ano no Brasil estudando em regime Full Time.
Nossos alunos também se destacam pelo mundo. Em 2014/2015, a equipe do International MBA que representou o Brasil em concursos de casos na Concórdia University/John Molson International Case Competition no Canadá e no The Economist Case Study Competition, no Reino Unido, conquistou o 1º lugar na categoria “People´s Choice” pelo melhor desempenho na solução do caso de M&A proposto.
Outro de nossos cursos merecedor de reconhecimento internacional é o Americas MBA. Lançado 2011, ele é realizado em conjunto por quatro prestigiadas instituições da região: Simon Fraser University (SFU), do Canadá; Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM), do México; Vanderbilt University, dos Estados Unidos; e Fundação Instituto de Administração (FIA), do Brasil. Com a segunda metade do curso realizado em quatro imersões intensivas conjuntas em cada país, o Americas MBA integra turmas multiculturais na aprendizagem, troca de experiências entre executivos e execução de um projeto real de consultoria em uma empresa internacional em um dos quatro países. Esse curso inovador, assim como um conjunto de pesquisas de ponta, contribuiu para a conquista de mais um “Global Business Education Award”, na edição de 2014 da premiação da revista European CEO.
Novas conquistas seguem reforçando nossa galeria, como o prêmio Best Executive Education Solutions, da revista New Economy, que a FIA recebeu neste ano de 2016.
Todos esses são reconhecimentos dos quais nos orgulhamos. Mais que isso, eles nos inspiram a seguir inovando e evoluindo continuamente para proporcionar aos nossos alunos cursos que fazem a diferença para o seu desenvolvimento e o desenvolvimento de suas carreiras.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/60228780/HTMLs/Reconhecimento%20e%20Rankings/Reconhecimentos-e-Rankings_letras-em-preto-01.html
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Professores Notáveis - Luiz Henrique Correa


Engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em Engenharia de Produção pela mesma escola, Luiz Henrique Correa é professor do MBA Internacional do Profuturo FIA, onde leciona Gestão de Operações, área em que é PhD pela Warwick Business School, do Reino Unido. Com várias publicações em revistas nacionais e internacionais, o professor Luiz Henrique é autor ou organizador de mais de uma dezena de livros, além de integrar o Conselho Editorial do International Journal Operations Production dos Estados Unidos. Segundo ele, o MBA do Profuturo FIA tem uma importância ímpar não só pelo pioneirismo e brilhantismo das pessoas que o conduzem, mas também “pela capacidade de atração de alunos de altíssimo nível”, como ele comenta no depoimento que reproduzimos a seguir, publicado originalmente no livro Escola de Líderes.
“O MBA Executivo Internacional sempre me impressionou pelo calibre dos participantes, com muitos presidentes e vice-presidentes nas classes. Os alunos demonstram uma atitude positiva, construtiva, de aprendizado. Sempre os utilizava como ‘cobaias de alto nível’, propondo a eles textos que subsequentemente virariam capítulos dos meus livros. Tenho ensinado grupos de MBA no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, em instituições de ponta, mas os estudantes do MBA Executivo Internacional continuam me impressionando.
O programa foi inteligentemente desenhado, com uma entrega de alta qualidade, excelentes professores e uma equipe altamente qualificada. O curso tem uma importância ímpar para o Brasil não só pelo pioneirismo e pela visão de pessoas brilhantes que o conduzem, mas pela capacidade de execução e atração de alunos de altíssimo nível – líderes que saíram das salas de aula da FIA com suas habilidades arredondadas e aperfeiçoadas para ocupar posições no alto das instituições nas quais trabalham.”
Conheça mais sobre o livro 'Escola De Líderes': https://issuu.com/…/docs/livro_20_anos_mba_executivo_interna
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Professores Notáveis - Eduardo Vasconcellos


Master of management pela Graduate School of Management – Valderbilt University (Estados Unidos) e doutor em Administração pela USP, além de cursos de aperfeiçoamento na Suíça (IMD) e nos Estados Unidos (MIT), Eduardo Vasconcellos é professor de Tecnologia e Inovação no MBA Executivo do Profuturo FIA e Presidente do Conselho Curador da FIA. Também é professor titular da FEA/USP e membro da Diretoria da International Association for the Management of Technology (Estados Unidos). Pesquisador com mais de 150 publicações e consultor de empresas do Brasil e do exterior nas áreas de organização para inovação e gestão estratégica da tecnologia há mais de 40 anos, o professor Eduardo tem seu radar sempre apontado para o futuro, inclusive em relação aos cenários tecnológicos que ditarão os desenvolvimentos na educação. “Hoje, o aluno pode estar com professores de diversas partes do mundo sem precisar estar fisicamente presentes no mesmo lugar. São tendências que chegam para transformar o ensino – e precisamos acompanhá-las”, diz ele em depoimento publicado no livro Escolas de Líderes, que reproduzimos abaixo:
“Boas ideias sempre fizeram parte do dia a dia do MBA Executivo. Todas as inovações adotadas possibilitam a expansão de um ciclo muito positivo, criando desde a primeira turma um alto grau de fidelização entre os alunos. Como consequência, as empresas começaram a mandar seus executivos, e o curso não parou de crescer. Para mim, tem sido um prazer circular por empresas e ver meus alunos em cargos de diretoria. Aprendemos muito com os alunos, e eles nos abrem portas importantes para estudos de casos em empresas que hoje eles dirigem.
Atualmente, alguns desafios estão colocados para os MBAs de todo mundo. Creio que o maior deles é a crescente tendência do uso da tecnologia no ensino. A FIA tem acompanhado essas transformações, mas já existem tecnologias muito mais sofisticadas de ensino a distância para as quais precisamos nos atentar. Hoje, o aluno pode estar com professores de diversas partes do mundo sem precisar estar fisicamente presentes no mesmo lugar. São tendências que chegam para transformar o ensino – e precisamos acompanhá-las.”
Conheça mais sobre o livro 'Escola De Líderes: https://issuu.com/…/docs/livro_20_anos_mba_executivo_interna
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Professores Notáveis - Renata Giovinazzo Spers


A Professora Doutora Renata Giovinazzo Spers, vice-coordenadora dos MBAs Internacionais do Profuturo FIA, foi aprovada no concurso de livre-docência na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), realizado no primeiro semestre de 2016. O exame, que conforme edital público pode ser prestado apenas por professores com título de doutor, se desenvolve ao longo de uma semana e é considerado um dos mais difíceis concursos da carreiraacadêmica. Ele envolve prova escrita sobre assunto de sua área de pesquisa (administração), defesa de tese inédita, julgamento do memorial (curriculum acadêmico), com prova pública de arguição, e avaliação didática, com apresentação de aula em nível de pós-graduação.
Em agosto de 2016, a professora também assumiu o cargo de Assessora Técnica de Direção na equipe de coordenação da Agência USP de Inovação (AUSPIN), órgão responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na instituição em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do Brasil. Formada em Ciências Econômicas pela USP, Renata é mestre e doutora em Administração pela mesma instituição, tendo realizado estágio de doutorado nas Universidades de Cambridge e Howard. Em 2010, enriqueceu sua formação acadêmica com um pós-doutorado na Vanderbilt University. Líder do grupo de pesquisas do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), a professora Renata é coautora e coordenadora de dezenas de livros, além de inúmeros artigos publicados em jornais e revistas. Também é membro do corpo editorial de várias revistas, entre elas a Future Studies Research Journal: Trend na Strategies, patrocinada pelo Profuturo FIA, é a revista oficial do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios.
Parabéns pelas novas conquistas professora Renata! O Profuturo FIA deseja sucesso nesse novo desafio.
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba

Professores Notáveis - Juarez Rizzieri


Costuma-se dizer, com razão, que as pessoas são a chave do sucesso de uma empresa. O mesmo vale para uma instituição de ensino – particularmente uma escola de negócios como a nossa, que se dedica a proporcionar conteúdos e experiências que reforçam a formação dos executivos que lideram essas empresas. E nós temos essa “chave de sucesso” – um time de professores diferenciados, com sólida formação acadêmica, ampla experiência, respeitados e reconhecidos pelos seus conhecimentos e atividades. É para falar um pouco deles que iniciamos hoje a série “Professores Notáveis”, começando pelo professor Juarez Rizzieri.
Com pós-graduação pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE/FEA-USP), mestrado pela Universidade de Purdue (Estados Unidos), doutorado pelo IPE/FEA-USP e pós-doutorado pela University of Houston (Estados Unidos), o professor Juarez Rizzieri é um dos veteranos do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA, onde responde pela disciplina Cenários e Perspectivas para a Economia Brasileira. Juarez também é professor da FEA-USP, membro do Conselho Curador da FIPE/Fundação Instituto de Administração (entidade que presidiu entre 1995 e 1999) e do Conselho Técnico da Associação Comercial do Estado de São Paulo, e consultor técnico da Fapesp. Autor de mais de uma dezena de estudos, o professor Juarez também escreve artigos para jornais, revistas e periódicos técnicos, além de ser um requisitado palestrante. No depoimento publicado no livro Escola de Líderes, que reproduzimos abaixo, o professor Juarez fala dos diferenciais do MBA Executivo Internacional do Profuturo FIA e se diz orgulhoso por contribuir para o que ele define como uma “bela obra acadêmica”. Confira.
“Desde os primórdios do MBA Executivo Internacional, venho ministrando o curso de Cenários e Perspectivas para a Economia Brasileira. Ao longo do tempo, a disciplina evoluiu muito em conteúdo técnico e vem se consolidando por meio de intercâmbio com outros países.
O pioneirismo e a organização competente desse curso de padrão internacional têm sido fundamentais para superar os desafios impostos por um país que ainda demonstra estar enraizado num protecionismo histórico. Nosso objetivo é mostrar que a globalização é uma porta aberta ao desenvolvimento político, econômico e social do Brasil.
O MBA tem conquistado a credibilidade e o reconhecimento nacional e internacional, e sinto-me honrado de ter participado e contribuído um pouco, como professor, da trajetória de sucesso dessa bela obra acadêmica.”
Conheça mais sobre o livro 'Escola de Líderes': https://issuu.com/…/docs/livro_20_anos_mba_executivo_interna
Conheça mais sobre nossos cursos: www.fia.com.br/executivo
Learn more about our courses: www.fia.com.br/internationalmba